60 anos sem dom José

Compartilhe

O primeiro bispo de Sobral permanece presente em suas obras sociais.

Há exatos 60 anos morreu dom José Tupinambá da Frota, o primeiro bispo de Sobral, quando contava 77 anos de idade.

De reconhecida capacidade intelectual e poder de estender o olhar no futuro e projetar grandiosas ações em favor dos desfavorecidos, o bispo de Sobral não esperou pelo tempo e revolucionou toda esta cidade e seus arrabaldes com a construção de ferramentas sociais de proteção a crianças, jovens, trabalhadores e idosos.

Dom José

A ele também devemos a efervescência da fé, característica deste povo, que recebeu do seu bispo, mais de uma dezena de igrejas e 99 padres formados e instruídos, a partir do Seminário Diocesano da Betânia.

Dom José e seu furo de reportagem

Quando ocorreu em Sobral o eclipse total do sol, o jornal  Correio da Semana, da Diocese de Sobral, que foi o primeiro a noticiar a comprovação da Teoria da Relatividade.

O responsável pelo “furo” foi o bispo dom José Tupinambá da Frota, que fez a tradução de um documento escrito em inglês pelos pesquisadores. O Jornal do Comércio, do RJ, refundiu a notícia que chegou ao conhecimento do mundo através do “The New York Times”.

Por seus feitos, pelo seu nome forte e sua memória imorredoura, continuará sendo o grande ícone humano da Sobral, um dos mais célebres do Ceará e do Brasil, e ao qual muito somos gratos pelo que temos e o que somos. Por mais que façamos em sua homenagem, por mais agradecidos que nos mostremos tudo ainda será ínfimo diante da grandiosidade do complexo de benefícios que ele nos deixou em obras físicas, sentimento de fé e exemplo de como fazer o impossível criar forma. Assim como há uma enorme multidão de admiradores desse José imortal, também existem os que não conseguem aceitar como pode um ser humano, mesmo depois de morto, ser mais prestimoso que muitos vivos que, pela indisposição da caridade, são tão pobres, que tudo o que têm na vida é somente dinheiro

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content