200 toneladas de óleo são retiradas das praias do Nordeste

Compartilhe

A Petrobrás retirou mais de 200 toneladas de óleo cru que estão poluindo as praias de diversos estados do nordeste brasileiro. Análises comprovam que o material não é produzido no Brasil.

Desde o dia 12 de setembro a empresa estatal brasileira, Petrobrás, extraiu mais de 200 toneladas do montante de resíduos de óleo retirados de praias do Nordeste, segundo levantamento divulgado nesta quarta feira (16). Colhidos por cerca de 1,7 mil agentes ambientalistas, os resíduos são uma grande mistura de óleo e areia.

O desenvolvimento do trabalho é otimizado graças a uma parceria entre a Petrobras e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. A estatal brasileira entra com o apoio técnico e a implementação de estratégias, enquanto o instituto é o responsável pelas decisões na operação.

Tartaruga atingida por óleo no Nordeste. Foto: Projeto Tamar

Os pesquisadores do Centro de Pesquisas da Petrobras fizeram diversas análises e atestaram  de maneira inequívoca que o óleo cru que está poluindo as praias nordestinas não é de produção brasileira e nem foi comercializado ou transportado pela Petrobras.

Na semana passada o Ibama Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), publicou um relatório onde o órgão já indica que mais de 150 áreas foram afetadas pelas manchas de óleo, em 68 municípios dos nove estados do Nordeste.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content