Festival Food Truck na Estrada movimenta final de semana em Sobral
O VISITANTE PODERÁ DEGUSTAR UMA VARIEDADE DE HAMBÚRGUERES, COM MÚSICA AO VIVO E BEBIDAS ARTESANAIS
Entre os dias 17 e 21 deste mês de outubro (quinta a segunda-feira), Sobral recebe pela primeira vez o Festival Food Truck na Estrada, maior evento gastronômico itinerante do país. O encontro, que reúne boa comida e música, ocorre no estacionamento do Centro de Convenções, das 18h às 24h. No cardápio, hambúrgueres, crepe francês e sorvete colorido. Os amantes das bebidas artesanais também terão a oportunidade de degustar muito chope, entre uma iguaria e outra.
Iniciado há 4 anos, no Sul do país, o festival reúne 10 caminhões, que circulam pelo Brasil, de janeiro a dezembro. “Nesse roteiro, já visitamos quase todo o Brasil, inclusive, cidades estrangeiras. Ao todo, são 400 municípios, 20 estados, e mais de 200 mil quilômetros rodados entre o Brasil e o exterior. Temos capacidade para atender mil pessoas sentadas, com uma rotatividade média de 5 mil visitantes no evento”, ressalta Luiz Carlos Morfim, organizador do Festival.
A estrutura, também conta com uma érea dedicada às crianças e palco montado para shows com artistas locais. Além do apelo gastronômico e cultural, o Food Truck na Estrada movimenta a economia das cidades por onde passa. Todos os insumos, como pães, carnes e queijos são comprados no comércio local. Também há a hospedagem do grupo nos hotéis da cidade, contratação dos artistas e de mão de obra para montar toda a estrutura. Na edição sobralense, cerca de 40 pessoas foram contratadas para trabalhar no Festival.
“Esse evento gera renda, cultura, traz um final de semana diferente, e tem correspondido às expectativas por onde a gente passa. Esperamos que seja movimentado cerca R$ 200 mil no comércio aqui de Sobral”, acredita Luis Morfim, ao lado de Carlos Felber (39), um dos participantes, desde o início do Festival. “Depois que a ideia de food truck caiu no modismo, nós montamos esse grupo como forma de sairmos da nossa zona de conforto, a região Sul, no caso, e desbravarmos, ao longo de todo o ano, uma cidade diferente. A nossa logística também é gera renda em cada cidade que chegamos. Cada caminhão emprega até 3 pessoas da própria cidade, nos 5 dias de atração”, explica.
“Eu acabei de sair do
trabalho, e vim conferir o festival. Gosto demais desse tipo de hambúrguer,
mais diferenciado. Apesar dos valores um pouco salgados, acho que vale muito experimentar”,
diz o vendedor Alfredo Costa (30), que planeja voltar ao festival nesse final
de semana com a esposa e a filha.
Ainda, de acordo com Carlos Felber, “o Festival é gratuito, com preços tabelados,
sem diferenciação entre os produtos, o que contribui para a boa aceitação das
pessoas. No que se refere às viagens, isso tudo é muito enriquecedor para nós.
No Ceará, já estivemos em boa parte do Sul do Estado; agora, depois de Sobral,
seguiremos para Fortaleza e o Rio Grande do Norte, começando por Mossoró”,
adianta. No município, a ação conta com o apoio das secretarias do Trabalho e
Desenvolvimento Econômico (STDE) e da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de
Sobral (Secjel).
Programação Cultural
Sexta-feira (18/10) – Pop Sound e Alquimia do Balanço
Sábado (19/10) – Carpe Noctem e Mr. Organge
Domingo (20/10) – Cant’Shop e Outras Frequências
Segunda-feira (21/10) – Dharma