Projeto Laços de Família completa 5 anos e ganha nova estrutura

Compartilhe
Dr. Oscar Rodrigues, Reitor do Uninta, ladeado pelas coordenadoras do Projeto, pelo deputado Moses Rodrigues, e representantes da Defensoria Pública e da Faculdade Uninta (Foto: Aleksandra Praciano).

A parceria iniciada em 2014, entre o Centro Universitário Inta (Uninta) e a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, têm rendido bons frutos no que diz respeito à mediação e a conciliação de conflitos que envolvem a Vara de Família no município de Sobral. Iniciado há 5 anos, o projeto deu mais um passo em sua estruturação. Nessa sexta-feira (18), foi apresentada à comunidade a nova sede da iniciativa, agora localizada na Avenida Dr. Guarany, 864, no Centro da Cidade, facilitando o acesso e garantindo maior comodidade no que diz respeito às audiências.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Dr. Oscar Rodrigues Junior, Reitor do Uninta, assim como o deputado licenciado Moses Rodrigues (MDB), de autoridades do Poder Judiciário, do corpo dirigente do Uninta, da diretoria do projeto, mediadores que atuam na região, além de representantes das diferentes esferas de atuação do Judiciário na região Norte. Segundo o Dr. Oscar, “ Essa parceria entre as partes pública e privada tem sido muito boa à comunidade, onde o bem maior é o atendimento à população. Aqui se tem a oportunidade de exercer a cidadania, quer seja como cliente ou profissional que atua no projeto”, explica o Reitor.

Momento de descerrar a placa de inauguração do novo espaço (Foto: Aleksandra Praciano).

Ao longo de sua existência, o ‘Projeto Laços de Família: Conhecer para Amar’, atendeu até setembro deste ano, 883 cadastros, em busca da resolução de problemas, por meio do diálogo entre as partes envolvidas. Da parte do Uninta, a equipe conta com um grupo de mediadores e estagiários dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social. O espaço também serve para a formação de mediadores credenciados pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). “ Aqui tentamos oferecer meios às famílias, de soluções simples de seus conflitos, levando em consideração o incentivo à cultura de paz, muito além das formalidades documentais”, diz a coordenadora do projeto, pela Defensoria Pública, Dra. Emanuela Leite.

Para a professora, Dra. Cláudia Costa, advogada e assistente social (Uninta), “além da inauguração desse novo espaço, estamos contratando 4 novos mediadores para reforçar a equipe. Nossa capacidade média gira em torno de 48 mediações por semana. O projeto tem um fluxo contínuo de visitas técnicas, e de muito trabalho de observação, em decorrência da parceria com o Centro Universitário Uninta”, explica a também coordenadora do Laços.

O perfil de atendimento é de pessoas com demandas relacionadas ao Direito da Família, que não tenham condições financeiras para contratar um advogado particular. Na prática, de início, é realizada uma escuta para identificar as possíveis demandas e quais providências deverão ser adotadas. Ao marcar a primeira mediação, um convite é feito à outra parte envolvida; ambas contam com suporte psicológico e assistencial, caso necessitem.

Segundo o deputado Moses Rodrigues, “essa iniciativa nasceu em 2014, quando eu ainda era pró-reitor administrativo da instituição, e fui apresentado a esse importante projeto social, que passou a funcionar em um espaço anexo à faculdade. O novo prédio dará mais visibilidade à proposta, que só tende a crescer”, explica Moses Rodrigues, e finaliza. “Esse espaço será um laboratório para a formação de novos mediadores, participantes de uma grande mobilização social em Sobral e região”.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content