Naruhito assume o trono como imperador do Japão

Compartilhe

Em cerimônia realizada no Palácio Imperial de Tóquio com a presença de pouco mais de 2 mil pessoas, entre elas o presidente Jair Bolsonaro, o príncipe Charles, da Inglaterra, e o rei Felipe VI, da Espanha, Naruhito foi entronado como imperador do Japão.

Na manhã desta terça-feira (22), o Japão entronizou o imperador Naruhito, numa suntuosa cerimônia, repleta de rituais xintoístas que completam sua ascensão ao Trono do Crisântemo. Após declarar: “Proclamo minha entronização”, Naruhito, ao lado da imperatriz Masako, vestindo trajes próprios – extremamente sofisticados – reservados a este ritual, assumia oficialmente o trono japonês.

Logo em seguida, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, fez uma saudação ao novo imperador levantando os braços e gritando três vezes: “banzai!” (literalmente “10.000 anos”), desejando-lhe longa vida.

Japan’s Prime Minister Shinzo Abe raises his hands as he shouts “banzai” or cheers in front of Emperor Naruhito during a ceremony to proclaim Emperor Naruhito’s enthronement to the world, called Sokuirei-Seiden-no-gi, at the Imperial Palace in Tokyo, Japan October 22, 2019. REUTERS/Issei Kato/Pool

Naruhito tem 59 anos e se tornou o 126º imperador do Japão no dia 1º de maio, um dia após a abdicação de seu pai, Akihito, 85 anos, algo inédito nesta dinastia em mais de dois séculos. A entronização é um longo processo, mas um dos seus momentos mais solenes é a autoproclamação.

Brazil’s President Jair Bolsonaro arrives at the Imperial Palace to attend the proclamation ceremony of the enthronement of Japan’s Emperor Naruhito in Tokyo, Japan, October 22, 2019. Koji Sasahara/Pool via REUTERS

Diversos foram os convidados estrangeiros e entre eles figuravam vários chefes de Estado – como Jair Bolsonaro – e representantes das famílias reais, como o rei Felipe VI, da Espanha, e o príncipe Charles, da Inglaterra. Donald Trump, que foi o primeiro líder estrangeiro a se reunir com o novo imperador, em maio, enviou a secretária dos Transportes, Elaine Chao.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content