Senado vota hoje segundo turno da Reforma da Previdência
Mesmo que tenha atrasado em mais de um mês da previsão inicial feita pelo governo, o texto da Reforma da Previdência entra na reta final de tramitação.
Nesta terça-feira (22), o Senado votará a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera o sistema previdenciário brasileiro, a chamada Reforma da Previdência. Entre as mudanças previstas, o texto estabelece uma nova idade mínima para a aposentadoria, sendo de 65 anos para homens e 62 anos mulheres.
Para a aprovação são necessários os votos de no mínimo 49 senadores, já que o texto exige que a maioria de 2/3 do Senado. Na votação do primeiro turno, a proposta do governo foi aprovada com 56 votos favoráveis e 19 contrários.
Antes do texto ir ao plenário, haverá uma discussão na Comissão de Constituição e Justiça que analisará relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) com relação as 11 emendas que foram propostas durante as discussões em segundo turno para tentar mudar a proposta. Esta é a última etapa de tramitação da PEC. Se aprovada nesta terça em segundo turno, a proposta seguirá para promulgação pelo plenário do Congresso Nacional.