Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), propõe nova constituinte
O senador disse que pretende se reunir com os líderes partidários, para discutir do assunto. O tema passou a ser tratado após da decisão do STF com relação à prisão de segunda instância.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse na manhã desta terça-feira (12) que vai, de fato, conversar com líderes partidários a respeito de uma nova Assembleia Constituinte. O senador havia aventado a possibilidade ao ser questionado sobre a pauta da prisão em segunda instância.
Em um primeiro momento, sua assessoria informou que se tratava de uma ironia. Todavia, o próprio chefe do Congresso confirmou que está realmente disposto a debater o assunto. “Como volta e meia esse debate surge no Parlamento e como agora há, de fato, um caso concreto, eu quero também ouvir os líderes partidários sobre a possibilidade de fazermos isso com todos os atores do Parlamento”, disse.
Nesta semana alguns senadores que se opõem à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e, portanto, declararam-se favoráveis à prisão em segunda instância, manifestaram o desejo de ver esta pauta como prioridade da Casa até o fim do ano.
“Quando falei para vocês mais cedo em relação a propor uma nova Constituinte, eu acho que há muitos anos, e eu estou aqui há 19 anos no Parlamento, há muitos anos, volta e meia o debate da Constituinte vem à tona no Congresso Nacional. Então, se há novamente esse impasse e se há novamente essas observações e conflitos, novamente eu quero trazer o debate da nova Constituinte para esse momento importante da história nacional”, completou Davi Alcolumbre.