As chances de cada equipe na reta final da Primeira Fase
Há duas rodadas do fim da Primeira Fase do Cearense 2020, o Sobral Post faz uma análise estatística da chance de cada equipe de acordo com a situação na tabela. O que está definido é a classificação para a Segunda Fase: de Guarany de Sobral e Barbalha. O primeiro colocado conquista vaga para a Copa do Brasil 2021. Do segundo ao sexto, classificação para a Segunda Fase. Já os dois últimos serão rebaixados.
Três brigam por uma vaga na Copa do Brasil: O Cacique do Vale, a Raposa dos Verdes Canaviais e o Tubarão da Barra são as equipes que podem conquistar esta vaga.
Na simulação de resultados, a seguir, as chances das três equipes para conquistar uma vaga na Copa do Brasil 2021:
O Guarany de Sobral, com 57,14% de chances, primeiro colocado com 13 pontos, depende apenas de si para ganhar a disputa. Basta vencer o Caucaia e o Floresta. No caso de um resultado positivo e um empate, terá que torcer para que o Barbalha não vença pelo menos uma das duas últimas rodadas.
O Barbalha com, 28,57% de chances, segundo colocado com 11 pontos, para conseguir a vaga, não pode perder e ainda esperar que o Guarassol, vacile pelo menos em uma das duas partidas que restam.
As chances de 14,29% do Ferroviário, terceiro colocado, com 8 pontos, são as mais remotas, pois não pode perder e ainda torcer que as duas equipes acima não vençam na reta final.
Dependendo dos resultados, levando em consideração que “o futebol é uma caixinha de surpresa”, do quarto ao último colocado, todos podem ainda se classificar para a Segunda Fase, embora que, para o Horizonte a situação não seja das melhores. Da mesma forma, o risco de rebaixamento é possível ainda para todas estas equipes desta faixa intermediária.
O lanterna Horizonte, com 41,67% de chances de rebaixamento, para reverter a situação, não pode perder ou empatar e, ainda, esperar que as equipes que brigam para não cair, tropecem.
Na vice-lanterna, o Floresta está na mesma situação do Horizonte com 41,67% de chances de rebaixamento. Já as equipes: Caucaia, Atlético e Pacajus têm apenas 16,67% de chances de serem rebaixados.