Reitor da Universidade Mackenzie é nomeado para presidir a Capes

Compartilhe

O engenheiro Benedito Guimarães Aguiar Neto foi nomeado nesta sexta-feira (24) para comandar o órgão de fomento à educação superior, que governo quer fundir com o CNPq.

Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi nomeado nesta sexta-feira (24) presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Desde dezembro do ano passado que o nome de Aguiar Neto estava sendo cogitado, quando Anderson Ribeiro Correia deixou o posto para assumir a reitoria do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A exoneração do ex-presidente e a nomeação do novo foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta (24).

Reitor da paulistana Mackenzie desde 2011, Benedito também ocupou, entre 2016 e 2019, o posto de presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Nesta função, foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro em março do ano passado, quando apresentou propostas do conselho “para a superações dos recorrentes problemas da educação brasileira”.

Durante a crise causada pelo contingenciamento das verbas da educação, que levou a cortes de bolsas de pós-graduação da Capes e do CNPq, Bolsonaro citou a Mackenzie como exemplo de universidade que faz pesquisa no Brasil, em detrimento das públicas.

O presidente já visitou o centro de pesquisas em grafeno da Mackenzie, mas abortou um retorno ao local por temer protestos, como contou em café da manhã com jornalistas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content