Governo prorroga inscrições do Prouni e mantém cronograma do Sisu
Após decisão do Superior Tribunal de Justiça, em atendimento ao pedido do governo, o resultado do Enem foi liberado, e o MEC divulgou que manterá o cronograma do Sisu, mas que prorrogará as inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni).
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem enfrentado um crise, após o MEC assumir que houve erro com relação as notas de milhares de candidatos participantes. Isso acarretou uma disputa judicial que atrasou em algumas horas a divulgação do resultado da chamada regular do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O governo esclarece, no entanto, que o cronograma das próximas etapas da seleção está mantido.
Apesar da não modificação do cronograma do Sisu, o MEC (Ministério da Educação) decidiu acrescentar mais um dia para que os estudantes que fizeram o Enem possam se inscrever para concorrer às bolsas do Prouni. O prazo original, que começava nesta terça-feira(28) e terminava dia 31 (sexta-feira) foi ampliado para 1º de fevereiro.
O acesso ao resultado da chamada regular, a primeira do Sisu, começou nesta terça-feira (28) à noite, após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) autorizar a publicação dos resultados, que estava suspensa por uma decisão liminar da Justiça Federal de São Paulo, mantida no domingo pelo TRF-3. A DPU (Defensoria Pública da União), autora da ação, decidiu não recorrer após a decisão do STJ.
Confira como serão as próximas etapas do calendário do Sisu e do Prouni:
Sisu
O Sisu oferece 237 mil vagas. Os candidatos selecionados nesta primeira chamada terão de hoje (29) até 4 de fevereiro para se matricularem nas instituições de ensino em que foram aprovados.
Também a partir de hoje (29) está aberto o prazo para os candidatos se inscreverem para a lista de espera. O prazo termina em 4 de fevereiro. O cronograma de convocação dos candidatos aprovados em lista de espera vai de 7 de fevereiro a 30 de abril.
Prouni
já os prazos de inscrição no Prouni foram prorrogados por um dia pelo MEC. Segundo o ministério, é necessário mais prazo “para que os candidatos tenho tempo suficiente para se inscreverem”. Pelo novo prazo, as inscrições para as bolsas do programa que começaram nesta terça (28), terminarão no sábado, dia 1º de fevereiro e não mais no dia 31, como previsto.
Os candidatos que se inscreveram no Sisu também podem se inscrever no Prouni, desde que se enquadrem nas regras do programa. Caso um estudante tenha sido aprovado no Sisu e no Prouni, ele terá que escolher entre um programa e outro, uma vez que uma pessoa não pode ser bolsista do programa e aluno de uma universidade pública.
Fies O cronograma do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) segue o mesmo. Começa dia 5 e termina dia 12 de fevereiro.