Chuvas seguem acima da média na região norte

Compartilhe
Chuva em trecho da CE 362, que liga Sobral à parte do Litoral Norte (Foto: Marcelino Júnior).

De acordo com o calendário de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), seis, das 10 maiores chuvas desta segunda-feira (10), foram registradas na região norte do Estado. Entre os maiores índices, estão Cruz (53 mm), Marco (46 mm) e Granja (45 mm). O número um do ranking ficou com Paracuru, com 100 mm.

Os dados foram extraídos às 15h50. No sul também há cenário favorável para chuvas em relação às demais áreas, no dia, que registrou precipitações em 108 municípios cearenses. A tendência é que as chuvas ainda ocorram nos períodos da tarde e à noite, abrangendo as regiões Sul, Litoral Norte e Serra da Ibiapaba, afirma a Funceme.

Oscilação

A Fundação tem acompanhado a movimentação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), que se mantém sobre o oceano Atlântico, em direção à porção continental, ficando centrado no leste do Nordeste, o que pode interferir nas condições do tempo para os próximos dias, desfavorecendo, assim, a formação de chuvas intensas para o Ceará. Segundo o meteorologista David de Ferran, “até este dia 10 temos registrado cerca de 50% da média mensal de precipitações para o período em todo o Ceará. Observamos uma média de 98 mm para a região do Litoral Norte, próximo a Sobral; quando a média do mês inteiro gira em torno de 161 mm; ou seja, já ultrapassou a média histórica de fevereiro”, revela.

Maiores chuvas do dia 10 (Fonte: Funceme).

Ventos

O meteorologista chama a atenção para possíveis incidentes que venham a ocorrer por conta de fortes ventos que tem surgido com as precipitações desse começo de inverno. “Essas chuvas formadas pelas nuvens Cumulus Nimbus, aquelas escuras com bastante tensão vertical, eventualmente, podem provocar frentes de rajadas com ventos fortes, com maior ou menor tempo de duração, o que pode ocasionar alguns danos. Por isso, é melhor ficar atento”, reforça David Ferran, e faz outro alerta. “Sempre que incide esse tipo de nuvem, existem possibilidades de cargas atmosféricas. E como as chuvas têm se dado acima da média, então é provável que a incidência de raios também seja acima da média esperada”, explica.

Chuva banha Sobral (Foto: Marcelino Júnior).

Previsões

De forma geral, esses primeiros dias de chuva no Ceará têm sido significativos, mas distribuídos de forma ainda irregular, diz o meteorologista David de Ferran. “Algumas regiões seguem com chuvas acima da média para o período, e outras nem tanto. A parte Norte tem chovido bastante. A região de Fortaleza também tem sido bastante banhada. O contrário do Cariri, que ainda tem recebido poucas chuvas”, observa. Ainda de acordo com dados da Funceme para essa terça-feira (11), há predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões, com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba e no Sul do Estado.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content