Izolda Cela, vice-governadora do estado, tem diagnóstico positivo para coronavírus
Além dela, o marido e ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda, também foi diagnosticado com o Covid-19.
A pandemia que assusta o mundo com a disseminação do coronavírus, atingiu em cheio ao centro do poder político do Estado do Ceará.
Na tarde desta quarta feira (18) a vice-governadora do Estado, Izolda Cela, de 59 anos, testou positivo para o novo coronavírus e assumiu publicamente, por meio de suas redes sociais, está infectada.
Segundo informações ela apresentou sintomas gripais e, após exame específico, constatou a doença.
A probabilidade maior é que ela tenha contraído o vírus do seu esposo, o ex-prefeito de Sobral Clodoveu Arruda, o Veveu, que também testou positivo para a doença. O político chegou ao Ceará no fim da semana passada, após ter realizado uma viagem a Portugal. Só após a chegada, ele apresentou sintomas e resolveu fazer exames. Veveu encontra-se em Sobral e Izolda está em Fortaleza.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde o novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.
Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia. As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 350 casos confirmados, 8.819 casos suspeitos, 1.890 casos descartados e 18 pessoas estão hospitalizadas (7% do total).Nesta terça-feira também foram confirmados os primeiros casos de morte por coronavírus no Brasil. No Ceará, são 11 casos confirmados.
Veja abaixo a publicação da vice-governadora.