Santa Casa de Sobral abre 10 UTIs para as vítimas da Covid-19

Compartilhe

De acordo com o último Boletim Epidemiológico de Sobral, atualizado na noite dessa quinta-feira (14), sobre os casos da Covid-19, no município, 747 pessoas testaram positivo para a doença. Os casos descartados, que deram resultado negativo, são 1.687.

O informe também aponta que 31 pessoas aguardam o resultado de exames, que estão sem prazo de entrega, por parte do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (lacen), por causa da demanda pelo serviço. O número de mortes confirmadas subiu de 19, registradas na quinta-feira (14), para 21, nesta sexta-feira (15).

Por causa do aumento de casos, as secretarias Municipal e Estadual de Saúde firmaram uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia, que abriu uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos, para receber pacientes de Sobral e dos demais municípios da Zona Norte do Ceará. A Santa Casa abrirá, ainda, uma enfermaria com 14 leitos clínicos para prestar assistência aos pacientes com casos suspeitos e confirmados, mas que até o momento, encontram-se estáveis. Segundo Klebson Carvalho, diretor-geral do Complexo Santa Casa, “o hospital disponibilizará toda a infraestrutura e equipe multiprofissional no combate a essa pandemia, pois a Santa Casa foi, é, e continuará sendo, referência hospitalar para a Zona Norte do estado do Ceará”, afirmou o diretor.

Em visita ao hospital, que começa a receber, hoje à tarde, os novos pacientes, por meio de regulação, a secretária da Saúde municipal, Regina Célia Carvalho, reforçou a importância de se abrirem novos espaços para o atendimento às vítimas do coronavírus no município e região. “Com os leitos superlotados e a clínica Dr. Francisco Alves, ainda em fase de conclusão, encontramos, juntamente com a direção da Santa Casa, uma solução rápida. A abertura desses novos leitos é importante, não só para Sobral, mas para toda a região atendida pelo hospital”, destacou Regina Carvalho.

O Hospital Regional Norte (HRN), que atende aos casos mais graves, conta com 31 internações, em 33 leitos de enfermaria (93,94% de ocupação). Na UTI, dos 36 leitos destinados a pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19, 36 pessoas estão sendo tratadas (88, 89% de ocupação). O Hospital particular Unimed Sobral apresenta 70% de ocupação na enfermaria e 100% de taxa de ocupação na UTI. As informações são do levantamento da IntegraSUS, plataforma de transparência da gestão pública de saúde do Ceará. A ferramenta une sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento, da Sesa.

Os dados, provenientes dos 184 municípios cearenses, são reunidos, analisados e disponibilizados para o conhecimento da população e para auxiliar gestores em ações e políticas de saúde. A iniciativa faz parte do Programa de Modernização da Gestão da Saúde do Estado do Ceará. O IntegraSus não possui informações atualizadas do Hospital Dr. Estevam, que passou a ser gerenciado pelo município de Sobral, no dia 17 de março, deste ano, por meio de Decreto publicado no Diário Oficial do Município (nº 752, de 13 de março de 2020), que estabelece essa intervenção. O objetivo seria de ampliar e melhorar os equipamentos de Saúde do município, no que se refere ao combate à doença.

Atuando no enfrentamento direto ao coronavírus, nos hospitais de Sobral e em outro município da região, uma auxiliar de enfermagem, que prefere não se identificar, relatada que contraiu a doença, apesar de todos os cuidados exigidos. “No começo, eu não quis acreditar, porque segui todas as orientações para evitar o contágio. Quando fiz a testagem rápida, não apresentava nenhum sintoma comum à doença, como febre alta, por exemplo. Mas depois, passei a sentir dor intensa no corpo, e uma gripe persistente. Há quase uma semana, um novo exame deu positivo para a covid, e eu fui orientada a me isolar em casa. Já chorei muito por conta disso. A gente tenta se cuidar, mas no meu caso, não resolveu. Fico pensando onde eu poderia ter me contaminado”, indaga a profissional, e revela. “Soube que outros amigos também contraíram a doença no trabalho. Tem gente internada, e outros estão em casa”, lamenta.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content