Covid-19: taxa de ocupação de UTI do Hospital Regional Norte passa de 90%
O Hospital Regional Norte (HRN), que atende os casos mais graves da Covid-19, conta com 33 internações, nos 36 leitos de UTI, destinados a pacientes confirmados ou suspeitos da doença, atingindo 91,67% de ocupação, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (18/5).
A situação das enfermarias é pior. O HRN disponibilizou 48 leitos para atendimento a pacientes da Covid-19m as conta com 49 internações. . De acordo com a assessoria de Comunicação da unidade hospitalar, tem havido reforço no número de equipes para atender à crescente demanda por internações. “Desde o dia 23 de março, foram contratados mais de 120 profissionais, incluindo admissões convencionais e contratações, por tempo determinado”, informou por e-mail.
As informações foram colhidas na IntegraSUS, plataforma de transparência da gestão pública de saúde do Ceará, que une sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Os dados repassados pelo Instituto Praxis Hospital Dr. Estevam Ponte, unidade hospitalar intermediária no tratamento de vítimas da doença, em Sobral, dão conta de que 18 pessoas seguem em tratamento. A unidade possui 21 leitos de enfermaria, mantendo sua taxa de ocupação em 85,71%. Já o Hospital particular, Unimed Sobral, apresenta taxa de ocupação de 70%, em sua enfermaria, e 40% de ocupação na UTI.
Já Santa Casa de Misericórdia de Sobral trabalha com 50% de taxa de ocupação em sua UTI, também direcionada ao tratamento da doença. Dos 10 leitos disponibilizados, 5 estão ocupados. Por causa do aumento de casos no município, as secretarias Municipal e Estadual de Saúde firmaram uma parceria com o hospital, que abriu, na última sexta-feira (15), uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos, para receber pacientes de Sobral e dos demais municípios da Zona Norte do Ceará. Também está à disposição uma enfermaria com 14 leitos clínicos para prestar assistência aos pacientes com casos suspeitos e confirmados, mas que seguem estáveis.
Segundo o último Boletim Epidemiológico de Sobral, atualizado na noite de domingo (17), 940 pessoas testaram positivo para a doença. Os exames que aguardam resultado de laboratório somam 46. Os dados também adiantam que 1.992 exames deram resultado negativo para o coronavírus. Há um mês, o município registrava o primeiro caso positivo de covid-19, hoje, são contabilizadas 26 mortes.