Camilo Santana garantiu manutenção do salário de servidores, mas vai reduzir jornada de terceirizados
A informação foi confirmada pelo governador em uma entrevista a um sistema de televisão local, após reunião por videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro.
Na manhã desta quinta-feira (21) o governador Camilo Santana garantiu que os salários dos servidores públicos do Estado serão mantidos integralmente, mas admitiu que avalia a redução de jornada e ganhos dos terceirizados.
De acordo com o chefe do Executivo estadual, o Governo se valeria da MP 936, que permite negociação de contratos de trabalho, reduzindo a jornada e salários proporcionalmente. “Estamos avaliando a possibilidade da MP 936 que permite uma negociação para que não haja demissões, mas isso ainda está sendo avaliado, nada foi decidido ainda”, afirmou. Sobre a manutenção dos salários dos servidores, o governador ressaltou que “é um compromisso”, e que, pelo menos por enquanto, cortes estão descartados. “O salário do servidor público será 100% mantido”, ressaltou Camilo.
Em abril, o governador já havia declarado que não iria cortar os salários dos servidores. Na ocasião, Santana chamou de “fake news” os rumores sobre os cortes que circulavam em redes sociais. “Isso é mentira! Quero deixar claro (que haverá) o pagamento rigorosamente em dia dos servidores do Estado do Ceará”, afirmou.
Dias após a declaração, secretário do governo do Estado teria revelado suposta redução no salário dos servidores nos meses de maio, junho e julho diante da queda na arrecadação cearense. Até o momento, o corte nos vencimentos não se confirmou.