Ministro Edson Fachin vai decidir sobre habeas corpus em favor de Weintraub

Compartilhe

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin é quem vai julgar o pedido de Habeas Corpus do ministro da Educação, Abraham Weintraub, impetrado pelo ministro da Justiça, André Mendonça.

O HC foi distribuído por prevenção para Fachin, já que ele é relator de ações no Supremo que são referentes ao mesmo tema. O pedido de Habeas Corpus foi impetrado hoje no STF, para tentar impedir o depoimento do ministro da Educação no âmbito do inquérito que apura fake news e envolve aliados do presidente Jair Bolsonaro.

André Mendonça pede ainda o trancamento do inquérito e alega que as investigações afrontam o exercício do direito de opinião e liberdade de expressão. Esse tipo de defesa normalmente é feito pela Advocacia-Geral da União (AGU), posto que Mendonça ocupava antes de substituir o ex-ministro Sergio Moro. A estratégia foi traçada ao longo do dia pelo presidente e seus ministros.

Bolsonaro demorou para se manifestar, mas durante a noite desta quarta-feira também explicitou sua insatisfação com ministros do STF. O presidente disse que “algo muito grave ocorre com a democracia”.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content