HRN passa a contar com 42 leitos a mais para pacientes infectados pelo coronavírus
As pessoas que têm sofrido com os sintomas da covid-19, em Sobral, e precisam de internação hospitalar, receberam um apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). HRN passa a contar com 42 leitos a mais para pacientes afetados pela covid-19
O Hospital Regional Norte (HRN) iniciou, nessa segunda-feira (8), as atividades do hospital de campanha da unidade. A estrutura foi montada no ambulatório do HRN, com espaço para 42 leitos de enfermaria de média complexidade para tratamento de pacientes acometidos pela doença.
De acordo com Daniel Hardy Melo, diretor-geral do HRN, o hospital de campanha é fundamental para ampliar o cuidado aos pacientes. “O HRN passou a ofertar mais leitos de enfermaria para a rede de saúde na Zona Norte. A unidade irá acolher, prioritariamente, os pacientes em processo de melhora clínica”, destaca. Ao todo o HRN passa a contar com 218 leitos para o tratamento da covid-19, sendo 114 de enfermarias e 104 leitos de UTI.
A ampliação de leitos do HRN pretende dar suporte, em especial, à cadeia de municípios de menor porte, que demandam leitos de enfermaria e de UTI em Sobral. Segundo a titular da Superintendência de Saúde da Região Norte, Mônica Lima, a rede de saúde da região está estruturada, por meio de planos de contingência elaborados pelos municípios, de acordo com o perfil de atendimento dos pacientes. “Os moderados precisam ser referenciados para estarem em acompanhamento de enfermaria, e os casos graves precisam ir para UTIs”, explica a superintendente.
Além do atendimento no HRN, de acordo com a Prefeitura de Sobral, o município conta, ainda, com 120 leitos de enfermarias e UTIs, distribuídos entre os hospitais Dr. Estevam (44 leitos de enfermaria); Dr. Alves (29 enfermarias, além de 10 semi-intensivas e 11 UTIs) e Santa Casa de Sobral, que conta com 10 leitos de UTI e uma Unidade de Internação, com 16 leitos clínicos. Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde de Sobral, desta segunda-feira (8), atualizado às 20h30, o município contabiliza 3.371 casos confirmados, 4.261 casos descartados, e 136 mortes.
No que se refere a abertura gradual no comércio, das indústrias e dos serviços, nos municípios cearenses, informado pelo governador Camilo Santana, no último sábado (6), Sobral, assim como Itapipoca, Itarema, Acaraú e Camocim, segue com o isolamento social mais rígido, prorrogando, por mais uma semana, segundo Decreto Estadual. Para o prefeito Ivo Gomes, “todos esses municípios estão próximos a Sobral, e todos eles recorrem aqui para os tratamentos de média a alta complexidade. O Governo do Estado resolveu, não só aumentar, com mais rigor, as medidas de isolamento social em Sobral, como também nas cidades do entorno. Dentro do município, não há alteração maior, com relação ao que a gente já vinha fazendo antes”, ressaltou o prefeito.