Prefeitura de Sobral anuncia desocupação das calçadas do Centro
A Guarda Civil Municipal estava no Centro de Sobral notificando feirantes e ambulantes da futura desocupação. O prefeito, Ivo Gomes, tem defendido em suas redes sociais, a saída dos feirantes das calçadas estreitas, para priorizar os pedestres.
Nesta quinta feira (17), a Prefeitura de Sobral, por intermédio da Guarda Civil Municipal (GCM), iniciou um trabalho de notificação aos feirantes e ambulantes que ocupam as calçadas do centro da cidade, visando sua desocupação.
A medida é considerada polêmica. Feirantes e ambulantes têm se mostrado insatisfeitos, pois muitos asseguram que “estão ali apenas garantindo sua sobrevivência e o pão de cada dia”. Este é o caso de Ivan, vendedor ambulante, que disse ainda que “a medida é desleal por parte da própria prefeitura, pois prejudica a nossa vida”.
Para o feirante José, a medida é desastrosa, pois diminuiu em cerca de 60% a margem de lucro que eles tinham anteriormente, e de acordo com ele “o valor não dá pra suprir as necessidades básicas e nem pagar as contas como água, aluguel, luz e as prestações que a gente faz. Se não fosse o auxilio emergencial, nem saberia como eu ia viver”, disse temeroso de como irá ficar após o término do programa governamental.
Os feirantes e ambulantes reclamam ainda a construção de um abrigo para que possam guardar suas mercadorias e se sentem desamparados por parte do poder público, que pretende retirá-los dos locais, sem garantir que tenham dignidade para trabalhar e sustentar suas famílias.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da prefeitura para se manifestar sobre o caso, mas não houve resposta.