Starship SN8 realiza voo de teste mas explode em pouso
No dia 9 deste mês, por volta das 20h, o oitavo protótipo da Starship decolou da base da Space Exploration Technologies Corp (SpaceX) e realizou um voo de 12,5 km de altitude. Sua ascensão foi feita por 3 motores Raptor desenvolvidos pela SpaceX. A Starship é parte da iniciativa privada de exploração espacial da SpaceX que visa realizar visitas tripuladas e estabelecer colônias em outros planetas, como Marte por exemplo.
Os objetivos do teste do protótipo Starship SN8 eram:
- Ascenção com os 3 motores Raptor
- Manobra de transição para a orientação horizontal após o desligamento dos motores
- Reignição dos motores, direcionamento para plataforma de pouso e transição novamente para a orientação vertical
- Pouso suave na orientação vertical
Segundo o proprietário da SpaceX, Elon Musk, a probabilidade de sucesso do protótipo em todos os objetivos era de ⅓. Surpreendentemente, o SN8 chegou muito próximo de cumprir todos os objetivos.
O protótipo subiu com sucesso utilizando os tanques principais de propelentes e durante esse processo os motores Raptor foram sendo desligados um a um de forma intencional para que o SN8 pudesse iniciar sua manobra de descida. O controle aerodinâmico do protótipo foi muito preciso ao realizar a transição para a orientação horizontal após o desligamento dos motores, a descida durou pouco mais de 1 minuto nesta orientação. Aos 6min e 31s de teste, dois dos motores foram ligados novamente utilizando tanques de combustível secundários (header tanks) para realizar a manobra de transição para a orientação vertical e pouso.
No momento do pouso, um dos motores do SN8 apresentou falha e o protótipo não conseguiu realizar um pouso suave, ocasionando uma grande explosão e a destruição do protótipo. Em seu twitter, Elon Musk afirmou que a causa da falha foi que no momento do pouso um dos header tanks estava com uma pressão menor que a necessária, impedindo o fornecimento correto de combustível e consequentemente a potência gerada pelo motor, isso impediu que o protótipo pudesse reduzir sua velocidade para pousar suavemente. Felizmente o SN8 conseguiu se direcionar para a plataforma corretamente no solo, desta forma causou poucos estragos com sua explosão.
Logo após o teste, Elon Musk fez outro post no twitter comemorando os resultados do teste e citando os 3 primeiros objetivos que foram concluídos com sucesso, ele também afirmou que o voo serviu para que pudessem coletar todas as informações necessárias para a adaptação de um novo protótipo.
O protótipo SN9 da Starship já está praticamente pronto e possui todas as correções de erros que foram encontrados no seu antecessor SN8. É possível que vejamos uma Starship totalmente operacional muito antes do esperado.