Empresa de drones DJI é proibida de negociar nos EUA

Compartilhe

Na última sexta (18), a empresa fabricante de drones DJI foi banida de relações comerciais com empresas norte-americanas, estas empresas estão proibidas de exportar tecnologia à DJI. A proibição é baseada em uma justificativa de segurança nacional.

Acusações de envolvimento da DJI com “abusos em larga escala dos direitos humanos na China por meio de coleta e análise genética abusiva ou vigilância de alta tecnologia” constam no documento em vigor, o que, segundo o The Verge, pode se referir à participação dela na vigilância de campos de detenção na província de Xinjiang, conforme detalhado em um relatório da Bloomberg Businessweek.

De todo modo, a decisão pode ser revertida com a devida revisão caso a caso de determinados itens, havendo presunção de negação automática a todos os outros – sem indicação alguma alguma de quais componentes, em tese, poderiam ser liberados.

Drones são, em grande parte, fabricados no país asiático ou contêm peças produzidas na região, o que preocupa o governo dos EUA há algum tempo. Por isso, além do anúncio de planos de suspensão da frota de equipamentos realizado pelo Departamento do Interior, que busca análises detalhadas, o Departamento de Justiça havia proibido, já em outubro, a compra de dispositivos do tipo do exterior. O medo, destacam, é de espionagem e ataques cibernéticos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content