Fiocruz tem previsão de receber insumo chinês para vacinas de Oxford em 8 de fevereiro
O governo chinês atrasou a entrega do primeiro lote do insumo que deveria ter chegado no dia 9 de janeiro para entrega das vacinas no início de fevereiro
Nesta segunda-feira (25) a Fiocruz divulgou em nota que há uma “sinalização” de que o primeiro lote de insumo para a fabricação de 7,5 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca seja feito em 8 de fevereiro.
Esse insumo, necessário para a fabricação do imunizante, é chamado de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). De acordo com a nota, ainda não há confirmação da data para a remessa da IFA, que depende de aval das autoridades chinesas para que seja exportado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também precisa dar o aval para utilização do produto.
No fim de dezembro do ano passado, a Fiocruz informou que a chegada do IFA da Oxford/Astrazeneca estava prevista para o dia 9 de janeiro no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, Zona Norte do Rio. Dentro desse cronograma, a Fiocruz pretendia produzir 30 milhões de doses até o final de fevereiro.
Na nota divulgada nesta segunda, a Fiocruz afirma que há um esforço institucional para “minimizar o impacto sobre o cronograma de produção da Fiocruz com a não confirmação, até a presente data, da chegada do IFA”.