Fies 2021 abre prazo para inscrições a partir desta terça
O governo federal oferta 93 mil vagas de financiamento para o Ensino Superior.
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do governo federal que oferece financiamento de cursos de graduação em instituições de ensino superior. Em 2021, vão ser oferecidas 93 mil vagas e as inscrições devem ser feitas entre o dia 26 e o dia 29 de janeiro e o resultado sai de 02 de fevereiro.
Cronograma do Enem:
- Inscrições – 26 a 29 de janeiro
- Resultado – 2 de fevereiro
- Complemento de inscrição de pré-selecionados – 3 a 5 de fevereiro
- Lista de espera – 3 de fevereiro a 18 de março
O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades. Isso, de acordo com o governo federal, possibilita juro zero para os estudantes que possuem mais necessidade e varia conforme a renda familiar do candidato.
Com ele, é possível uma maior sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir um acesso maior ao ensino superior. O financiado vai começar a pagar as prestações de seu curso respeitando o seu limite de renda. Isso fará com que os encargos a serem pagos diminuam.
Os candidatos são classificados dentro do grupo de preferência para que eles se inscrevam, atendida a prioridade escolhida até três opções de curso / turno / local de oferta escolhida, em ordem decrescente e de acordo com as notas recebidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
As prioridades serão as seguintes:
- candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e tenham tido quitado;
- candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
- Os pré-selecionados na chamada única vão ser aqueles que foram classificados com base no número de vagas disponíveis no grupo de preferência.
No entanto, não selecionou se candidato ao processo seletivo do Fies os alunos:
- cuja matrícula acadêmica está em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
- que já foram beneficiados pelo Fies;
- que sejam responsáveis por inadimplência junto ao Programa de Crédito Educativo;
- beneficiários de bolsa integral do Prouni (Programa Universidade para Todos);
- beneficiários de bolsa parcial do Programa Universidade para Todos, em curso / habilitação / turno diferente daquele vinculado à bolsa Prouni;
- cuja renda bruta mensal familiar total seja inferior ao valor da mensalidade do curso a ser financiado. Essa restrição não se aplica aos bolsistas parciais de 50% do Prouni e aos bolsistas complementares de 25%, pois esse grupo não passa por processo seletivo para obter o Fies.
Nenhum caso de notas iguais no Enem, alguns critérios prioritários. O desempate deve ser feito na seguinte ordem:
- quem teve a maior nota obtida na redação;
- quem teve a maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
- quem teve a maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
- quem teve a maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
- quem teve a maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.
Para se inscrever no processo seletivo do Fies, o candidato deve acessar o sistema de inscrição por meio do site http : //fies.mec.gov.br . Depois de entrar na página, ele deve clicar em minha inscrição e, em seguida, deve clicar em fazer cadastro. Depois, ele será direcionado para a página do gov.br , onde vai precisar fazer o seu cadastro preenchido as perguntas que primeiras feitas.
Após finalizar o cadastro, o candidato será direcionado novamente para a página do Fies. Então, ele deve clicar em entrar com gov.br , informar o CPF e a senha cadastrada no site do governo federal. Feito isso, ele deve preencher mais algumas informações solicitadas pelo sistema e a inscrição será concluída.
Os candidatos que principais pré-selecionados na chamada única do Fies vão precisar de informações complementares da proposta no sistema. Para isso, eles devem acessar o site http://fies.mec.gov.br , conforme prazo determinado em edital.
Já o candidato da lista de espera que para pré-selecionado deve acessar o mesmo site e complementar sua candidatura para contratação do financiamento no prazo de três dias úteis após a pré-seleção ser divulgada.
Após a complementação da inscrição, o candidato precisa:
- ir até a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para validar suas informações em até cinco dias contados a partir do dia seguinte ao da complementação da sua inscrição na modalidade do Fies;
- comparecer a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil depois da data da validação da inscrição pela CPSA. Além disso, ele vai precisar levar a documentos exigidos e adequados nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.
Os candidatos classificados com base em nenhum número de vagas do grupo de preferência pré-selecionados em uma única chamada. Aqueles que não são pré-selecionados vão ser automaticamente selecionados na lista de espera. Em 2021, como dados da lista de espera vão acontecer do dia 3 de fevereiro a 18 de março.
O início do pagamento deve ser feito a partir do primeiro mês após a conclusão do curso, desde que o usuário tenha renda.
Quando o contratante passar a auferir renda, uma parcela devida será descontada na fonte e no limite dos percentuais de satisfação em portaria, calculados sobre o maior valor entre o pagamento mínimo e o resultante da aplicação do percentual mensal vinculado à renda ou aos proventos mensais brutos do estudante financiado.
Caso o estudante não possua renda no momento previsto para o início da amortização do saldo devedor ou em qualquer momento durante o período de amortização, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.
O estudante terá o pagamento diretamente da sua renda. Sendo estimado que o financiamento seja quitado em um prazo de 14 anos.