28 famílias do bairro Fujita vivem em área de risco em Massapê

Fujita, Massapê
Compartilhe

Um amontoado de casas de taipa erguidas ao redor de uma lagoa, ao meio de lixo e sem saneamento. Esse é o cenário onde vivem 28 famílias, no bairro Fugita, na vizinha cidade de Massapê. A vulnerabilidade social em que vivem essas pessoas é agravada com o risco de inundação, durante o inverno.

Os moradores do bairro relatam a situação de abandono e descaso do poder público. Para a comunidade do Fujita os problemas sociais são os mais diversos, indo desde a falta de saneamento básico até o acúmulo de lixo, que pode acarretar inúmeras doenças. A situação pode se agravar se houver paralisação de programa social que beneficiava a comunidade.

Na gestão passada, a Secretaria da Ação Social mapeava e cadastrava as pessoas que viviam na extrema pobreza no programa Massapê Vida Melhor, tendo por objetivo a transferência de renda.

O benefício financeiro do programa dava assistência às unidades familiares em situação vulnerável, a partir das informações disponibilizadas no Cadastro Único do Governo Federal, no valor de R$ 85,00. Os beneficiados são os residentes em casas de taipas ou outros materiais assemelhados, casas sem banheiros e chefes de famílias comprovadamente analfabetos ou que tenham em sua composição idosos, pessoas com deficiências, gestantes, nutrizes e/ou crianças e adolescentes.

Com a mudança de gestão, a comunidade teme pela continuidade do programa. A moradora Rosilene disse que não pode ficar sem a ajuda. “É de uma grande utilidade, pode fazer muita falta”. Dona Francisca Lourenço diz que a situação das casas dos moradores da Fujita é de abandono. “Faz quatro anos que a população sofre com a falta de estrutura, de agua, de luz em casas em condições precárias, onde existem casas feitas de panos sem nenhum barro, pois tem pais de família que não tem emprego e que os filhos estão passando fome”.

Ana Patrícia ressaltou que água da chuva chega a invadir as casas dos moradores, e que o problema é antigo. “Vinte e oito famílias vivem hoje nessa situação onde tem crianças, idosos, gestantes, crianças com deficiência física que nem saneamento tem”.

A reportagem procurou a Prefeitura Municipal de Massapê, que não retornou os contatos. Em sua rede social, a prefeita Aline Albuquerque garantiu a continuação do programa Massapê Vida Melhor.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content