Bolsonaro exonera ministros para votar na eleição da Câmara
O Palácio do Planalto exonerou temporariamente os ministros Tereza Cristina e Onyx Lorenzoni para ampliar no número de votos em Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara.
Nesta sexta-feira (29) o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) exonerou os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania). Deputados federais pelo DEM, eles foram afastados temporariamente dos cargos para votar na eleição à presidência da Câmara. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União.
O afastamento faz parte da estratégia do Palácio do Planalto para garantir a vitória de Arthur Lira (PP-AL). A eleição na Câmara acontece na próxima segunda-feira (1º) e será por meio de votação secreta.
O DEM oficialmente integra o bloco do candidato Baleia Rossi (MDB-SP), o que vai fazer aumentar o número de parlamentares da legenda que vão votar em Lira, contrariando a posição do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um dos articuladores da candidatura do emedebista.