Enem digital no Ceará tem 69,60% de abstenção na 1ª edição
A expectativa do governo é tornar o Exame Nacional do Ensino Médio totalmente digital até 2026.
O Ceará teve 69,60% de abstenção na primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital. A prova foi realizada neste domingo (7) e no anterior (31). No Brasil, a abstenção geral foi de 71,3%.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse já esperar que a taxa alta de abstenção fosse alta, já que no primeiro domingo de Enem digital, 68% dos estudantes de todo o Brasil inscritos para o exame não compareceram. O objetivo é tornar o Exame Nacional do Ensino Médio totalmente digital até 2026.
“Como era projeto-piloto, a primeira aplicação, entendemos que estamos muito satisfeitos com resultado, porque nós conseguimos entregar aquilo que nós nos propusemos. A participação do estudante é uma opção de cada participante, da nossa parte é garantir que as pessoas consigam fazer a prova e se tiver algum problema, garantir a reaplicação”, afirmou Lopes.
Apesar da primeira edição do Enem digital acontecer em meio à pandemia de Covid-19, Alexandre Lopes acredita que o Inep conseguiu manter a proposta de fazer o exame já na edição de 2020.
“Conseguimos fazer essa aplicação. Estamos muito satisfeitos com o resultado, muito satisfeitos por poder oferecer aos jovens do Brasil essa nova opção, que é o Enem digital, e que a partir de 2026 será obrigatório”, afirmou Alexandre Lopes.
Próximas datas do Enem digital:
• 8 a 12 de fevereiro: pedidos de reaplicação para quem teve problemas logísticos ou tiveram diagnóstico de Covid-19
• 10 de fevereiro: divulgação dos gabaritos
• 23 e 24 de fevereiro: reaplicação
• 29 de março: resultados