Banco Central anuncia saque de dinheiro por meio do PIX em lojas

Compartilhe

A operação deverá ocorrer a partir de junho de 2021 e a ideia é que ocorra da seguinte forma: o usuário com saldo na conta pode fazer uma transferência para o lojista por meio do Pix e receberá o dinheiro em espécie

O Banco Central informou que o saque de dinheiro em espécie no comércio por meio do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos, deve ser lançado para os usuários em junho deste ano.

A ideia é que a operação ocorra da seguinte forma: o usuário com saldo na conta pode fazer uma transferência para o lojista por meio do Pix e receberá da loja o dinheiro em espécie. O saque por meio do Pix em lojas físicas havia sido anunciado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em junho de 2020.

De acordo com o BC, a medida beneficia os clientes de bancos tradicionais e de fintechs, que não vão precisar depender exclusivamente das agências e caixas eletrônicos para fazer a retirada do dinheiro.

A autoridade monetária também avalia que a medida vai proporcionar mais segurança para os lojistas, que poderão reduzir o número de idas aos bancos para fazer depósitos.

Em 2021, foram realizadas 286 milhões de operações por meio do Pix. Os usuários movimentaram R$ 225 bilhões.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content