Egressos do curso de Educação Física são aprovados em mestrado conceito 5 da Capes
Com a crescente preocupação da população quanto ao bem-estar e a qualidade de vida, as atividades relacionadas à promoção da saúde têm sido muito requisitadas tanto nas políticas públicas quanto na saúde suplementar, assim, a carreira na área da Educação Física se apresenta de forma promissora.
Se destacando como graduação que contribui ativamente para a pesquisa científica, o curso de Educação Física do Centro Universitário Uninta alcançou mais uma conquista ao aprovar dois egressos no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), considerado referência no país, com o Conceito 5 na avaliação da CAPES.
Os profissionais de educação física Natália Maria Mendes Duarte e José Nailson Alves Dias foram aceitos no programa após galgarem diversas etapas complexas, que exigiam ao concorrente a demonstração de merecimento através da excelência no conhecimento em pesquisa.
Para alcançarem o feito desenvolveram o trabalho de iniciação científica no Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED) do curso de Educação Física do Uninta, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP). Os alunos estiveram sob orientação do Prof. Dr. Alisson Slider do Nascimento de Paula no período da graduação e na condição de egresso para a preparação da seleção do mestrado.
O gestor de pesquisa do curso de Educação Física, Prof. Me. Genilson Cesar Soares Bonfim destaca o valor da conquista para a ciência. “Trata-se de um grande passo para o desenvolvimento da pesquisa científica no Uninta, visto que a aprovação dos egressos evidencia a excelência na condução e na produção do conhecimento que vem sendo desenvolvido pelo GPTPOED/Uninta, que tem financiamento da FUNCAP”, destacou.
O educador físico atua na promoção e manutenção da saúde, prevenção e tratamento de doenças. É também responsável por acompanhar a educação de indivíduos com problemas de aprendizagem e na inclusão de pessoas com necessidades especiais. O planejamento, a execução de atividades físicas individuais e coletivas, gestão e organização de eventos relacionados ao esporte, lazer, saúde e cultura corporal tornam a profissão diversificada.
A empregabilidade é mais um ponto forte do curso de Educação Física. Os egressos nos últimos anos tem obtido uma excelente recepção pelos postos de trabalho na região norte do Estado do Ceará. Diversos são os campos que hoje contam com profissionais que se graduaram no curso de Educação Física do Uninta, entre eles destacamos a seduc de Sobral e cidades circunvizinhas, academias de musculação e ginástica, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, entre outros. Os egressos saem da graduação com um grande potencial de empregabilidade a partir de suas vivências no curso.