Santa Casa de Sobral recebe doação de capacetes Elmo da Secretaria de Saúde do Ceará
O Elmo gera uma pressão positiva continua em vias áreas através dos fluxos de oxigênio e ar comprido. Essa pressão ajuda na recuperação dos pulmões em situações em que eles têm alguma alteração, como a dificuldade de o pulmão manter a oxigenação.
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral recebeu, na quarta-feira (10/03), a doação de 16 capacetes Elmo, equipamento de respiração assistida eficaz no tratamento de pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19. A doação foi realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Capacete Elmo
Os testes clínicos realizados com o equipamento mostraram que o uso do capacete pode diminuir em 60% a necessidade de internações em leitos de UTI. Além de evitar a intubação, procedimento necessário para tentar reverter um quadro de insuficiência respiratória em pacientes que não conseguem respirar espontaneamente, o Elmo traz, segundo Cleiton, mais segurança para os profissionais da linha de frente do enfrentamento à pandemia.
Por ser vedado, o equipamento não permite a proliferação de partículas de vírus. “Com o aparelho, é menor o risco de vazamento e dispersão de gotículas e aerossóis durante sua aplicação.
Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o Elmo foi fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O dispositivo trata quadro clínico moderado e também auxilia casos em início de gravidade.
A proposta de criar um capacete nasceu no início de abril. A iniciativa uniu ciência, tecnologia e inovação, um dos valores da Sesa. Ao todo, nove protótipos foram sugeridos e testados em voluntários no Laboratório Elmo, implantado na Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER).
*Imagem assessoria de imprensa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral