Batendo recorde de voos, foguete Falcon 9 lança mais satélites Starlink
Em sua 9ª missão, o foguete reutilizável Falcon 9 da SpaceX lançou mais 60 satélites Starlink para compor a constelação que promete fornecer internet de alta velocidade a qualquer lugar do nosso planeta. O foguete completou sua viagem de ida e volta ao espaço, seguida de um pouso bem-sucedido.
O lançamento do foguete foi feito do Kennedy Space Center (Cabo Canaveral), na Flórida. Assim como aconteceu nas outras missões feitas neste mês, o lançamento ocorreu com um propulsor reutilizado, com cobertura reciclada protegendo a carga útil e uma pilha de 60 satélites Starlink. Pouco mais de dois minutos após lançamento, os motores foram desativados. Em seguida, o estágio se separou para realizar uma descida controlada até a balsa “Of Course I Still Love You”, no Oceano Atlântico.
Muitas vezes eu fico pensando: “Como foi que isso aconteceu?”. De repente parece que tudo o que eu imaginava na minha infância e via em filmes de ficção científica como Star Wars e Star Trek se tornou algo que pode ser real, que pode ser alcançado, e que está acontecendo bem diante dos nossos olhos. Quando ouvi a primeira vez que um foguete espacial tinha feito um pouso com sucesso de volta na terra eu sabia que era isso que faltava, que esse era o estopim que precisávamos pra acender novamente o desejo de saber o que tem lá fora, todo esse espaço inexplorado por nós humanos. Dessa vez, ao que parece, não com o propósito de um país ser melhor que outro, destacar seu poder tecnológico ou uma guerra fria mas sim o ideal unificador de nações e da própria humanidade, de um homem visionário e determinado a superar as limitações da sua própria espécie. Não precisei de muito para ter um pouco de noção de como Elon Musk lida com isso, bastou ver essa imagem (que por sinal me emocionou) de uma placa de circuitos fabricada em uma das empresas dele:
Acredito que como empresário, muito do que Elon Musk faz seja visando os lucros de suas empresas, mas não como a indústria do petróleo que contribui diariamente para o aquecimento global ou degradação do nosso planeta. Ao invés disso, ele está lançando satélites com foguetes reutilizáveis que levarão conexão de internet a milhões de pessoas no mundo que provavelmente hoje nem saibam o que é isso. Aquele seu primo que mora no interior a 50Km mata a dentro, sem sinal de nada, que não possui nem mesmo energia elétrica em casa, vai poder colocar um painel solar em casa, uma antena e acessar a internet da Starlink.
Vocês podem até achar que eu estou “tietando” demais esse homem, mas se ele estivesse em um traje vermelho de ferro, voando e caçando vilões, vocês todos também estariam. Na verdade, só tá faltando ele fazer isso mesmo. Se for esse o caso, estaremos em Marte em um estalar de dedos 😛