Fakenews da Globo provoca pânico em Guaraciaba do Norte

Compartilhe

Na ânsia de alarmar a população sobre a covid-19, que tem se tornado pauta única da Globo, o Jornal Nacional anunciou que o hospital de Guaraciaba do Norte só tinha oxigênio para 48 horas. Era mentira.

Fotos: Wellington Macedo

Depois de o principal noticiário da Globo, de sexta-feira, 19, ter ido ao ar, o telefone da secretária de Saúde de Guaraciaba do Norte, a enfermeira Roberta Caroliny, não parou de tocar. Pacientes e seus familiares procuravam por informação sobre a falta de oxigênio. “Fui dormir depois das 4h”, disse Roberta Caroliny.

Baseada num levantamento aligeirado da Frente Nacional de Prefeitos e sem checar com os envolvidos, a Globo abandonou os comezinhos procedimentos da reportagem jornalística para causar sensacionalismo. A notícia se espalhou na pequena cidade de cerca de 40 mil habitantes, causando desassossego.

Nas palavras da secretária, “foi um verdadeiro terror e pânico, principalmente para os pacientes internados e para a equipe de saúde”. Para ela, houve grande impacto e imensa surpresa na secretaria. Na região da Ibiapaba, Guaraciaba é o único município que contratou a White Martins como fornecedora e jamais correu risco de desabastecimento. Mesmo nos momentos difíceis. “Até ajudamos outros municípios”, acrescenta a secretária.

José Mário, diretor administrativo do Hospital e Maternidade Municipal São José, garante que o abastecimento de oxigênio está regular, feito diariamente e tem suprido de forma satisfatória as necessidades dos pacientes de covid-19. Com nove pacientes internados, o hospital não conta com UTI. Nas necessidades, a pessoa é encaminhada para Tianguá ou Sobral.

Reportagem do Sistema Paraíso esteve em Guaraciaba do Norte na tarde de sábado, 20, para atestar a situação.

A Globo cometeu uma barriga, jargão dos jornalistas para indicar que o veículo deu informação errada. Hoje se diz fakenews, ou simplesmente mentira. Coisa rara nos grandes, mas acontece até na Globo. E quando se comete barriga, propagando mentiras ou fakenews, só resta uma atitude: desculpar-se. Não foi o que fez o Jornal Nacional, na edição deste sábado, dia 20.

No fim de uma longa reportagem, a emissora se referiu ao episódio como se fosse um mero “esclarecimento”, terceirizando o erro. Segundo a Globo, a informação errada constava da planilha da Frente Nacional de Prefeitos, que também errou, claro. O erro da Globo foi dar a notícia, que causou forte impacto na cidade, sem checar com a fonte primária da informação. Isso só se dava no jornalismo preguiçoso ou sem estrutura de checagem. A Globo chegou a isso?

Faltou dizer: desculpe a nossa falha.

Vídeo do jornalista Welligonton Macedo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content