Uninta reforça rede de assistência hospitalar contra covid-19 em Sobral
Uninta na linha de frente ao combate da COVID-19 e reforça toda sua asssistência em hospitais.
Buscando contribuir de maneira direta e efetiva no combate ao coronavírus, diante do cenário atual, o Centro Universitário Uninta preparou 44 pessoas nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social, entre preceptores, acadêmicos internos no último ano de formação e supervisores de estágios, para atuar na assistência às vítimas da Covid-19, no município de Sobral.
Todos os participantes passaram a integrar as equipes multiprofissionais do Hospital de Campanha Francisco Alves e do Hospital Dr. Estevam da Ponte. Para atuar na linha de frente foram tomadas todas as providências de biossegurança necessárias, desde a vacinação, a capacitação nos protocolos, a distribuição de equipamentos de proteção individuais (EPIs), além da supervisão direta de um profissional da área.
A iniciativa conta com o apoio do chanceler Dr. Oscar Rodrigues e deferimento do Magnífico Reitor do Uninta, Prof. Daniel Rontgen Melo Rodrigues, por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral e da Diretoria da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia. A ação é organizada pela Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Profa. Dra. Michelle Alves; pela Diretora de Estágios, Profa. Me. Claudênia Aguiar; em parceria com as coordenações dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social; e pela Faculdade Alencarina (FAL), através da Profa. Me. Cláudia Costa.
A Profa. Michelle Alves comenta que há previsão de novos cursos para contribuir com a ação já na próxima semana, como é o caso da Medicina, além da colaboração em outros equipamentos de saúde e assistência hospitalar. Ela ressalta ainda que “o que temos de melhor, estamos oferecendo à sociedade, nossa ciência, nossa força e nossa fé, que esta situação irá mudar”, finalizou.
Os estudantes, já próximos de concretizar sua formação, receberam a iniciativa com satisfação, como é o caso de Danilo Santos, no 10º semestre de Fisioterapia. “Quando a professora Patrícia mandou a notícia no grupo de estágios, eu de primeira me dei por pronto, recebi total apoio de minha família. Sempre foi minha vontade estar atuando dentro do hospital juntamente com a equipe multidisciplinar. Está sendo uma experiência incrível, momentos de muitos aprendizados que serão levados ao longo da vida profissional. Estar atuando nesse campo, nessa batalha, está sendo muito satisfatório. Eu me senti realizado em meu primeiro plantão, a confirmação do que eu escolhi para minha vida, ajudar pessoas”, relata.