HRN amplia equipe de cirurgia pediátrica e realiza procedimentos inéditos na Região
O procedimento cirúrgico é realizado para tratar doenças do refluxo gastresofágico e hérnia de hiato, condição em que parte do estômago invade a cavidade do tórax.
Referência em urgências e emergências pediátricas no norte cearense, o Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), ampliou o serviço de cirurgia pediátrica neste mês de abril. O propósito é oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e integral aos pequenos pacientes da região.
Com a ampliação para um corpo clínico de dez cirurgiões pediátricos, o hospital oferece tratamento para todas as subáreas da especialidade. A reestruturação da equipe possibilitou que a unidade passasse a oferecer cobertura de atendimento 24h de urgência, emergência e ambulatório, evitando que pais e familiares das crianças da região procurassem tratamento médico em outras cidades.
“A nossa proposta é resolver mais de 90% das enfermidades cirúrgicas pediátricas de toda a região de saúde de Sobral, incluindo as neonatais. O objetivo é não ser mais necessário encaminhar esses pacientes para Fortaleza, porque nós temos potencial tanto profissional como material para resolver essas doenças aqui”, diz o médico cirurgião pediátrico Landim Júnior.
Segundo o especialista, dentre as enfermidades que passarão a ser operadas no hospital estão as doenças congênitas, incluindo as gastrointestinais e urológicas, que eram direcionadas para a Capital. Outra vantagem da ampliação da equipe, de acordo com o cirurgião, é a integração com o atendimento da clínica pediátrica. “Iremos visitar diariamente todos os setores para podermos ter um acompanhamento do paciente de maneira longitudinal, com um seguimento desde o pré-operatório até a alta”, explica. Com o acompanhamento conjunto, é possível reduzir o tempo das internações.
Cirurgia inédita
A equipe de cirurgiões pediátricos realizou no HRN uma cirurgia inédita na unidade: uma gastrostomia com fundoplicatura Nissen. A gastrostomia consiste na colocação de um pequeno tubo flexível, conhecido como sonda, desde a pele da barriga até ao estômago, para permitir a alimentação nos casos em que a via oral não pode ser utilizada.
É um procedimento seguro para crianças com lesão neurológica. O médico ressaltou que a hérnia de hiato provoca um déficit na alimentação da criança e que o procedimento cirúrgico é necessário para resolver o problema.
Luna Sofia, de um pouco mais de um mês, foi a paciente da cirurgia inédita. A mãe da menina, a dona de casa Aline Ferreira Lima, de 21 anos, afirma que o procedimento foi sugerido pela equipe médica neonatal. “Minha filha precisou usar sonda no nariz e a médica me explicou que poderia ser feito um procedimento cirúrgico que a ajudaria a se alimentar melhor”, lembra. Ela diz ter ficado surpresa com o ineditismo da operação. “Comentaram comigo que era uma cirurgia nova aqui no hospital, mas eu não sabia que minha filha tinha sido a primeira”.
*HRN