Rio São Francisco vai ter bombeamento suspenso para manutenção na barragem de Jati
Suspensão começa no próximo dia 10 de maio, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
O bombeamento no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco será suspenso por cerca de 45 dias, a partir de 10 de maio, para a execução de serviços de manutenção no Trecho 1, entre a captação e a Barragem Jati, no Ceará. A informação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Conforme o MDR, vão ser realizadas a manutenção na estação de bombeamento 1 e a troca de válvulas das motobombas das estações de bombeamento 2 e 3, responsáveis por levar a água do “Velho Chico” para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O MDR também vai aproveitar a suspensão do bombeamento para realizar a manutenção de revestimento nos canais que integram todo o sistema de operação do Trecho 1 do projeto.
Inicialmente, a data prevista para execução dos serviços era 15 de março. A mudança para 10 de maio teve o objetivo de melhor aproveitar a quadra chuvosa, aumentando a eficiência da chegada das águas ao estado do Ceará.
O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, três estações de bombeamento, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis.