Fiocruz suspende produção da vacina contra covid-19 nesta quinta-feira (20)
A previsão é que cheguem no sábado, 22, dois lotes de IFA para a retomada da produção de 12 milhões de doses.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) interrompeu a partir desta quinta-feira (20) a produção da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 por falta de insumos importados da China. As máquinas que fazem a primeira etapa da produção da vacina foram desligadas na quarta à noite e religadas somente na próxima terça-feira (25).
A interrupção na linha de produção irá provocar um impacto de cerca de 2,5 milhões de doses a menos, na entrega prevista para a terceira semana de junho. Isso porque as doses a serem entregues até o início de junho já foram produzidas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado que ainda tinha no estoque.
A previsão é que cheguem no sábado, 22, dois lotes de IFA para a retomada da produção de 12 milhões de doses. Um dos lotes que estava previsto para o dia 29 de maio foi antecipado.
“Com as novas remessas, as entregas de vacinas estão asseguradas até a terceira semana de junho”
afirmou a fundação em nota.
Segundo a Fiocruz, com o rápido escalonamento que a produção de vacinas atingiu, as remessas de IFA vêm sendo consumidas antes do tempo previsto inicialmente.
“O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta”,
Informou a fundação.
Por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), a fundação já entregou 34,9 milhões de vacinas ao PNI (Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde.