Pazuello culpa Governo do Amazonas por falta de oxigênio em Manaus
“A empresa White Martins, que é a grande fornecedora de oxigênio, já vinha consumindo sua reserva estratégica e também não foi clara em relação a isso”, disse Pazuello.
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, em depoimento na CPI da Covid durante a manhã desta quinta-feira (20), culpou o Governo do Amazonas pelo colapso do sistema de saúde que aconteceu em janeiro deste ano.
Ao ser questionado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) sobre a falta de oxigênio em Manaus, o ex-ministro atribuiu ao governo estadual e à empresa fornecedora de oxigênio, White Martins, a responsabilidade pelo caos que resultou na morte de pacientes na capital do Amazonas. Segundo ele, a Secretaria Estadual da Saúde “não tinha como foco o acompanhamento do insumo fornecido”.
“Mas se a Secretaria de Saúde [do estado] tivesse acompanhado de perto, teria descoberto que estava sendo consumida uma reserva estratégica”. Durante o depoimento, o ex-ministro afirmou que só ficou sabendo do problema depois que ele já havia acontecido. “Da nossa parte, nós fomos muito proativos quando tomamos conhecimento”, afirmou.
afirmou Pazuello.
“Naquele dia que foi apresentado, foi feito um roubo dessa plataforma e foi feito um BO [boletim de ocorrência]. Foi roubado. Ele foi hackeado por um cidadão. Tem uma investigação que chega nesse cidadão, ele foi descoberto, pegou o diagnóstico, alterou dados e colocou na rede pública”.
afirmou Eduardo Pazuello