Um pequeno pouso para o homem, um grande voo para a humanidade
É isso mesmo… Ele pousou com sucesso!!! O voo e pouso do protótipo da Starship número 15 (SN15) foi majestoso. O protótipo fez um pouso vertical com precisão cirúrgica no dia 5 de maio de 2021. Lembrem-se dessa data pois ela ficará marcada na história!
Um dia, o primeiro homem a pousar na lua, Neil Armstrong afirmou que seria impossível o pouso vertical de um foguete. Esta ideia realmente parecia absurda ao ponto de vista do século passado, a tarefa exigia o uso de controles manuais abrindo assim uma margem enorme para falhas humanas. Hoje a história é bem diferente, temos supercomputadores capazes de pilotar por nós, fazer os cálculos de trajetória e diversas outras coisas.
Para muitas pessoas parece uma coisa aterrorizante ter uma máquina pilotando com vidas a bordo, mas se você não sabe, isso já é rotina em nossas vidas. Centenas de aviões comerciais voam por ai com seus “pilotos automáticos” levando pessoas de um lado para outro, alguns pilotos simplesmente tem o trabalho de decolar e pousar o avião, todo o trajeto é feito por sistemas de GPS e outros computadores nos sistemas do avião. Vendo por esse lado percebemos que isso não é uma coisa tão extraordinária e nem tão aterrorizante.
Voltando à questão aqui, o SN15 da SpaceX conseguiu cumprir sua missão e fez o que todos estavam esperando. O protótipo pousou com sucesso e ao contrário do que imaginamos, ele não vai sair da plataforma para análises nem outras atualizações. O protótipo foi levado novamente para a área de lançamento e ao que parece ele irá voar novamente! Com um feito desses a SpaceX irá poder medir o desgaste de componentes em reutilizações e garantir que a Starship está pronta para ser reutilizada da mesma forma que é feito com o foguete Falcon 9 da empresa.
A empresa está em desenvolvimento acelerado e seu diferencial é que ela fabrica seus próprios componentes com técnicas de criação em 3D onde seus engenheiros modelam as peças que serão fabricadas.
A empresa tem o ambicioso objetivo de fazer um lançamento orbital, combinando uma Starship e um foguete Falcon Super Heavy, durante o mês de julho. A próxima evolução no design será a SN20: “estas espaçonaves terão capacidade orbital com escudos térmicos e um sistema de separação de estágios”, disse Musk no Twitter. Ao que parece, as viagens tripuladas da Starship estão bem diante dos nossos olhos, e não vai demorar muito para que nós “meros mortais” também possamos ir ao espaço. Aguardo ansioso o dia em que viagens à lua serão como viagens internacionais.
Fiquem com essas extraordinárias imagens do teste da SN15 e escrevam nos comentários o que acharam disso.