São Paulo bate Palmeiras no Morumbi, encerra jejum e é campeão do Paulistão
É o 22º título do Tricolor, que iguala o número do Santos. O Corinthians é quem mais venceu a competição, com 30.
Fim de jejum! O São Paulo venceu o Palmeiras por 2 a 0 na tarde de hoje (23), no Morumbi, e garantiu o título do Campeonato Paulista 2021. O time não ganhava o torneio desde 2005 — foram 16 anos de fila. A equipe também encerra um jejum de nove anos sem conquistas: o último título tinha sido a Sul-Americana 2012. Luan e Luciano marcaram para o mandante e asseguraram a conquista tão sonhada.
No jogo de ida, os dois times empataram por 0 a 0 no Allianz Parque. Portanto, quem vencesse o duelo desta tarde garantiria a taça. O Palmeiras é o segundo, com 23.
Quem foi bem: Reinaldo Reinaldo voltou a fazer uma boa partida pelo São Paulo nesta temporada. Sem Daniel Alves pelo lado direito, o Tricolor apostou nas jogadas pelo flanco esquerdo, sobretudo com o ala, que teve liberdade para atuar quase como um ponta, especialmente no primeiro tempo.
O jogador, inclusive, participou do lance que culminou no gol de Luan. Ele iniciou o lance pelo lado esquerdo e acionou Pablo na grande área. Na sequência, Luan mandou para o fundo da rede. O lateral também participou de outros lances de perigo do mandante e foi a válvula de escape da equipe.
Quem foi mal: Felipe Melo Felipe Melo não fez uma partida convincente. O volante atuou logo à frente da zaga e foi protagonista no lance que culminou no gol de Luan.
Ele desviou o chute do volante e enganou o goleiro Weverton. Além da participação na jogada, o atleta teve dificuldade para iniciar a saída de bola, muito bem marcada pelo adversário. Não à toa deixou o gramado substituído por Danilo no intervalo.
Atuação do São Paulo Hernán Crespo fez uma mudança na forma de jogar do São Paulo. Na saída de bola, sempre um dos dois volantes recuava para iniciar a troca de passes pelo lado esquerdo da defesa. Portanto, Luan e Liziero revezaram na troca de passes ao lado de Miranda e Arboleda. Léo foi liberado para atuar como ala quando o São Paulo deteve a posse de bola, e Reinaldo surgia como ponta esquerda. Do outro lado do gramado, foi Igor Gomes quem fez a função. A ideia de Crespo surtiu efeito no lance do gol. Reinaldo fez boa jogada por seu flanco e cruzou para Pablo no primeiro poste. O centroavante tentou passe para o centro da área, e Felipe Melo cortou. Na sequência, Luan finalizou.
Atuação do Palmeiras O Palmeiras foi um misto de apatia e desorganização. Na primeira etapa, preocupou-se quase exclusivamente em forçar o erro do São Paulo. Criou pouco e praticamente não acionou Rapahel Veiga. Na segunda etapa, mesmo alterado, não conseguiu impor seu jogo e, surpreendido pelo segundo gol, viu Abel desmontar a defesa e, ao mesmo tempo, não reforçar o ataque. Tarde ruim do português.
FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO X PALMEIRAS
Motivo: final do Paulistão 2021
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 23 de maio de 2021 (domingo)
Horário: às 16h (de Brasília) Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Neuza Inês Back
Quarto árbitro: Thiago Luis Scarascati
VAR: Márcio Henrique de Gois.
Gol(s): Luan, aos 36 minutos do 1º tempo (1-0); Luciano, aos 31 minutos do 2º tempo (2-0)
Cartão amarelo: Liziero, Igor Gomes, Shaylon (São Paulo); Renan, Lucas Lima, Wesley (Palmeiras)
São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Luan (Rodrigo Nestor), Liziero (William), Gabriel Sara e Reinaldo; Igor Gomes (Joao Rojas) e Pablo (Luciano). Técnico: Hernán Crespo.
Palmeiras: Weverton; Luan (Gabriel Menino), Gómez e Renan; Mayke, Felipe Melo (Danilo), Danilo Barbosa (Patrick de Paula), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa) e Victor Luis (Wesley); Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.
*UOL