Abrigo Sagrado Coração de Jesus destaca a conscientização da violência contra a pessoa idosa
De acordo com a enfermeira e responsável técnica pela instituição, Déborah Lopes, a missão do Abrigo sempre foi apoiar essa causa.
Para promover a conscientização da violência contra a Pessoa Idosa, celebrada mundialmente na terça-feira (15/06), o Abrigo Sagrado Coração de Jesus, unidade do Complexo Santa Casa de Sobral, organizou uma ação interna com os idosos acolhidos e os profissionais.
Com blusas personalizadas com a campanha ‘Junho Violeta’ que destaca a conscientização em prol desta causa, o lanche da manhã dos idosos contou com os mesmos cuidados diários nas áreas da saúde e bem-estar ao som de músicas que eles gostam de ouvir.
“Conscientizar é o primeiro passo para mudar, e aqui nós trabalhamos diariamente com essa conscientização sobre os cuidados de amor e dignidade com nossos idosos, ações que saem de nossos muros e também chegam à sociedade de forma geral”
Enfatiza.
Rege no Estatuto do Idoso, no artigo 4º, que “nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. E esse mesmo artigo, no parágrafo 1º, sentencia que “é dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso”.
Instituído em 1º de outubro de 2003 pela Lei Federal Nº 10.741, esse conjunto de leis estabelece os direitos dos idosos e prevê punições quando eles são violados.
No entanto, não basta apenas a existência do estatuto para que os direitos da pessoa idosa possam ser respeitados, são necessárias campanhas de conscientização, denúncias, punições e ações da sociedade civil e do poder público para garantir esses direitos, muitas vezes, renegados.
O 15 de junho, quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, é uma importante data para que o assunto esteja em evidência e desperte cada vez mais na sociedade o respeito para com seus idosos e a busca pela denúncia quando os direitos deles estão sendo cerceados.
Assistente Social do abrigo Tereza Eliene divulgou canais de denúncias de maus-tratos e crimes de violência contra os idosos são eles: Disque 100, da Secretaria dos Direitos Humanos; o 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops); o Disque-Denúncia da SSPDS – 181 ou (85) 3101-0181 (WhatsApp), o telefone Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência: (85) 3101-2496 ou pelo e-mail da delegacia: dpipd@policiacivil.ce.gov.br e também pelo Plantão GAVV: (85) 98902-3372 (WhatsApp).