Guaramiranga é a primeira cidade do Ceará a vacinar toda a população adulta contra a Covid-19
Município é o primeiro do estado a aplicar a primeira dose em 100% dos habitantes com idades superiores a 18 anos.
O município de Guaramiranga, cidade do Maciço de Baturité no interior do Ceará, se tornou, neste domingo (27), a primeira cidade cearense a vacinar toda a população adulta com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. A marca foi confirmada em um evento realizado pela Prefeitura da cidade e com a presença de representantes da Secretaria da Saúde do estado (Sesa).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada do município para 2020 era de 5.132 habitantes. No último censo, realizado em 2010, havia 4.164 pessoas morando na cidade. A Sesa informou que irá monitorar a eficácia da vacinação em Guaramiranga, uma vez que a totalidade da sua população está parcialmente imunizada.
De acordo com a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Saúde do Ceará, Magda Almeida, que estava presente no evento, o município conseguiu aplicar os imunizantes em mais pessoas do que o previsto nos dados do IBGE, o que demonstra sucesso no cadastramento de cidadãos no site Saúde Digital, que gerencia os cadastros de todos os cearenses no processo de vacinação.
“É um dia de festa; uma festa contida por conta da Covid-19, mas a gente sabe que é possível vacinar até agosto toda a população adulta do Ceará. A gente precisa que os municípios, assim como Guaramiranga, tenham empenho no cadastro e na aplicação da vacina”, disse a secretária.
No evento organizado pela Prefeitura de Guaramiranga, foram vacinados os últimos 18 jovens adultos com idade suficiente para receber a primeira dose de imunizante contra a Covid-19.
Conforme a Sesa, toda a população adulta do município irá participar de um inquérito, o qual avaliará a resposta imune e falha vacinal, através de sorologia, anticorpos neutralizantes e seguimento dos casos de RT-PCR positivos.
O município foi escolhido por estar nos critérios definidos pela Secretaria, com população inferior a 5 mil habitantes e mais de 100% deste grupo cadastrado no Saúde Digital (isto ocorre porque os dados do IBGE são de 2010).
Os critérios definidos pela Secretaria da Saúde foram:
• População adulta inferior a 5.000 habitantes (IBGE, dados de 2010)
• Percentual da população adulta cadastrada no Saúde Digital
• Percentual da população adulta já vacinada