Doação de leite humano ajuda na recuperação de bebês no HRN

Compartilhe

A doação ajudou a recuperar de janeiro a junho de 2021, 124 bebês. Neste mesmo período o Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte/Sobral, recebeu uma média de 21 litros/mês.

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional Norte/Sobral (HRN), de janeiro a maio de 2021, recebeu uma média de 21 litros/mês, quantidade que apesar de não suprir a necessidade que é de 48 litros/mês, ajudou na recuperação de 124 bebês de janeiro a junho de 2021. O BLH do Hospital Regional Norte começou suas atividades em abril de 2013 e fez de janeiro a maio de 2021 4.330 atendimentos de enfermagem média de quase 900 mães por mês.

A unidade conta hoje com 208 doadoras cadastradas e beneficiou neste ano 269 bebês, além disso, 507 mulheres que amamentam (nutrizes) foram assistidas pelo Banco. Para doar leite humano a doadora deve fazer um pré-cadastro, enviar os documentos e os exames rápidos serão realizados na primeira visita domiciliar. A doadora faz testes de sangue para identificar hepatites B e C, HIV e Sífilis. Também recebe um kit doadora com máscara, gorro, gases e frascos, além de treinamento de como ordenhar.

No dia 28 de maio, por complicações no parto, Dayana Maria Alves Mesquita Melo, 36, teve pré-eclâmpsia e não pode ordenhar leite materno e sua filha Maria Liz, prematura de 30 semanas, foi internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) quando recebeu leite humano pasteurizado doado pelo BLH do HRN. Dayana Maria ficou internada durante dez dias na Obstetrícia. “Eu ainda cheguei a ordenhar nos primeiros dias, mas estava muito debilitada. É bom doar porque o leite materno é o alimento mais rico para o bebê e não há nenhuma fórmula que possa substitui-lo”, afirmou.

O leite recebido de doação é pasteurizado para que esteja apto a ser consumido por outros bebês. As futuras doadoras podem entrar em contato com o Banco de Leite pelo WhatsApp (88 8883.4079) para fazer um pré-cadastro. Os documentos podem ser enviados pelo canal.

Por Edwalcyr Santos
Com informações de Terezinha – Assessoria de Comunicação do HRN/Sobral

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content