Gorj – Agropecuária e Biotecnologia recebe estagiários do IFCE

Compartilhe

Estagiários do IFCE – Campus de Umirim, acompanhados de docentes, visitaram os setores da  Fazenda Thanks, empreendimento agropecuário do grupo Oscar Rodrigues Júnior (GORJ) – Agropecuária e Biotecnologia LTDA, que tem parceria com o citado Instituto no setor estágios.

A fazenda está instalada numa área superior a 2.600ha e tem como principais atividades o manejo de rebanhos Girolando, Gir e Guzolando, cerca de 2.500 animais, que garantem atualmente uma produção média de 10 mil litros de leite/dia. A fazenda conta ainda com a comercialização de alto potencial genético oriundo da fertilização in vitro (FIV), o que assegura aos estudantes conhecer e praticar atividades as mais diversas, e que são compartilhadas aos conhecimentos adquiridos em sala de aula no curso Técnico em Agropecuária.

O supervisor do Estágios da GORJ AGRO, Henry Rangel zootecnista, sobre a visita destacou: “é sempre uma satisfação receber a turma de estágio do Instituto Federal do Ceará do Campus Umirim, que dão sua contribuição na prática de atividades da bovinocultura de leite da Fazenda.

A diretora-geral do Campus, Maria Michele Pinheiro, citou a importância da pareceria: “agradecemos a parceria com a fazenda Gorj, em nome do vice-prefeito de Umirim, Judson Rodrigues. A visitação é sempre importante para que nossos estudantes conheçam as atividades diárias dos setores produtivos de uma fazenda de grande porte”.

A coordenadora do Curso Integrado e Subsequente Técnico em Agropecuária do IFCE, professora Patrícia Vieira, evidencia: “nossos alunos e alunas, não apenas estão aprendendo no dia a dia com os manejos e atividades da fazenda, mas também estão abrindo uma porta para o mercado de trabalho. Muitos deles deixam de ser estudantes e passam a ser profissionais na área que estagiaram. Fazer o estágio é viver o curso, é viver uma troca de aprendizagens entre todos os envolvidos”.

O professor Enos Feitosa, Coordenador de Estágio e de Pesquisa e Extensão, explica que a prioridade é fazer com que os estudantes consigam ter em sua plenitude, o Ensino, Pesquisa e Extensão, com a busca de novas parcerias e de empresas que sejam especializadas em várias áreas, de forma que nossos cursos consolidem a teoria e a prática cada vez mais tanto profissionalmente quanto pessoalmente no sentido de fazer parte de seu cotidiano”.

O professor Marcilio Costa, que também participou da visita e ministra a disciplinas técnicas de Bovinocultura, Forragicultura e Pastagem, e Avicultura enfatiza: que no setor bezerreiro os estudantes aprendem os primeiros cuidados com os bezerros, manejo alimentar, cuidados sanitários, higiene e profilaxia contra doenças, além de cuidados sanitários, dentre outros. Na sala de ordenha os estudantes têm contato com manejos de pré deepin e pós deeping, operação de sistema de ordenha mecanizado, conservação do leite em tanques de resfriamento até o embarque do produto em caminhões diariamente. Continuando ele disse que os estudantes têm ainda a possibilidade de ter contato com técnicas de conservação de forragem (ensilagem) e fabricação de ração. Mais ainda, observam a aplicação de modernas técnicas de manejo reprodutivo como: inseminação artificial e transferência de embriões, além de conhecer as instalações modernas de alojamento dos animais e técnicas construtivas, visando conforto e bem-estar animal”, disse ele.

A professora Mariana Baraldi, que ministra as disciplinas técnicas de Apicultura e Construções Rurais, aponta que desta forma, o estágio é uma importante etapa para o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos. “A possibilidade de acompanhar profissionais capacitados e competentes permite a continuidade do aprendizado que é obtido durante o curso. A fazenda apresenta infraestrutura e práticas adequadas, o que possibilita uma melhor qualificação profissional. Mais do que uma chance de entrar para o mercado de trabalho, o estágio é considerado por todos como uma oportunidade de crescimento pessoal e uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Assim, a parceria entre Gorj Agropecuária e Biotecnologia LTDA e o IFCE campus Umirim faz parte de uma política de integração entre a instituição e a sociedade, que deve crescer e continuar”, concluiu.

Nota da assessoria de imprensa da Fazenda – Gabriel Lopes.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content