Camilo Santana prorroga decreto preocupado com o aumento de casos da variante delta

GOVERNADOR CAMILO SANTANA E SECRETARIO DE SAUDE DR CABETO EM LIVE SOBRE O NOVO DECRETO DE ENFRETAMENTO E COMBATE A PANDEMIA DO COVID19; SESA; FOTOS © CARLOS GIBAJA/ GOV. DO CEARA;
Compartilhe

A Secretaria da saúde do Estado já identificou 15 casos da variante delta em passageiros procedentes do Rio de Janeiro, México, Recife e São Paulo.

O governador do Estado do Ceará Camilo Santana decidiu, na tarde desta sexta-feira (6), manter as medidas do atual decreto por mais 15, em razão do aumento de casos da variante delta no estado identificada há menos de duas semanas. No Ceará já foram registrados 15 casos da variante. Camilo Santana mostrou preocupação com o avanço da doença e disse que é preciso saber como vão ficar as próximas semanas diante da situação.

A nova variante impede o avanço da flexibilização das medidas dando continuidade às recomendações do decreto. “As pessoas identificadas no Aeroporto Internacional de Fortaleza com essa variante ou com Covid-19, fiquem em isolamento social e quarentena. As pessoas que também estiveram nos voos [com casos confirmados] possam entrar em contato com a Secretaria da Saúde para receber as orientações e fazer os testes. A nossa preocupação agora é monitorar e reforçar a testagem nos aeroportos e rodoviárias, para compreender as manifestações em relação a essa variante no Estado do Ceará”.

O Secretário da saúde do Estado Dr. Cabeto orienta que os viajantes ao desembarcarem no Ceará cumpram autoquarentena. ““Temos sim, dados epidemiológicos e assistenciais bem melhores. No entanto, a documentação dessa variante faz reforçar medidas e protocolos que já existem para funcionamento das unidades [de saúde], e medidas de proteção individual como o uso de máscaras. Embora a gente saiba que é desconfortável e incômodo, é muito importante que a gente se proteja e proteja a cada um dos familiares”.

Camilo Santana disse que vai entrar com ação judicial para exigir que os viajantes com destino ao Ceará estejam no momento do embarque o resultado do exame negativo para a Covid-19 ou comprovem que concluíram o esquema vacinal.

O governador disse ainda que irá reforçar a fiscalização para garantir o cumprimento das medidas em vigor. “Estamos identificando vários descumprimentos em relação ao decreto. O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, juntamente com as equipes da Prefeitura de Fortaleza e o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza se reúnem hoje, exatamente, para intensificar a fiscalização em alguns segmentos que estão descumprindo o decreto. A grande preocupação nossa é que nós queremos proteger todos os cearenses, para evitar o recrudescimento da doença aqui no Ceará”, garantiu.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content