Audiência Pública colocou de frente diretor da Santa Casa e secretária de Saúde do Município

Compartilhe

A Audiência Pública foi solicitada pelo vereador Tiago Ramos com o objetivo de esclarecer pontos da gestão da Santa Casa depois do prefeito de Sobral atacar e fazer acusações contra o diretor e médicos da entidade.

O diretor da Santa Casa de Misericórdia de Sobral Dr. Kleberson Carvalho, participou na Câmara Municipal de Sobral, na tarde desta segunda-feira (9/8), de Audiência Pública para esclarecer pontos de sua gestão com relação a recursos e investimentos. A Audiência foi solicitada pelo vereador Tiago Ramos (MDB), através do requerimento 106/2021.

O vereador disse que solicitou a audiência, tendo em vista os constantes ataques do prefeito de Sobral ao diretor da Santa Casa e a médicos que trabalham na unidade. Tiago Ramos disse ainda que a população tem que ter conhecimento do que é verdade e mentira e afirma que o objetivo principal da audiência é para esclarecer ações na gestão Santa Casa e da Saúde Municipal de Sobral, esta que tem como secretária a Dra. Regina Célia Carvalho.

O diretor da Santa Casa de Sobral começou sua apresentação lendo a identidade organizacional que tem como missão: “Prestar assistência e formação em saúde com alto padrão de qualidade, humanização, segurança e sustentabilidade”; visão: “Ser conhecida nacionalmente como padrão de excelência em assistência, gestão e ensino em saúde”; e, como valores: “Ética como princípio fundamental; Humanização é nosso dever; transparência é a nossa obrigação; Excelência e qualidade em tudo que fazemos”. Ele também explicou como funciona o complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral que compreende o Hospital Santa Casa, Hospital do Coração, Hotel Visconde e Abrigo Sagrado Coração de Jesus. Em seguida mostrou o relatório de trabalho da entidade com o objetivo de esclarecer pontos em questão.

Dr. Kleberson Carvalho disse que a Santa Casa de Misericórdia de Sobral é o maior prestador de atendimento ao SUS no Estado do Ceará, como entidade filantrópica, dados do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual. Disse ainda que a Santa Casa no período da pandemia teve que contratar cerca de 300 colaboradores para trabalharem em UTI´s, enfermarias e outras unidades. Na continuação da apresentação o diretor mostrou plataformas de gastos e investimentos da entidade.

O diretor destacou nos investimentos a aquisição de uma Osmose Reversa usada na hemodiálise que é uma tecnologia para remover a grande maioria dos contaminantes da água, que coloca a Santa Casa com os parâmetros acima do exigido pela vigilância sanitária.

Em seguida a secretária da Saúde de Sobral Dra. Regina Célia Carvalho começou a usar seu espaço explicando a relação Secretaria da Saúde e Santa Casa, explicando que o município recebe os recursos federais e a Secretaria distribui para os devidos órgãos de saúde. Boa parte da Audiência serviu para embates entre os representantes das instituições, envolvendo também o chefe do Gabinete do Prefeito, Davi Bastos.

Apesar do clima que se mostrava alterado e com a perspectiva de que a Audiência seria polêmica, os participantes se mostraram coerentes e se valeram de dados e estatísticas para confirmar as versões de ambos.

Depois das falas do diretor da Santa Casa e da secretária da saúde os vereadores da casa fizeram algumas colocações com relação às trocas de acusações entre o gestor municipal e o diretor do hospital. Depois dos esclarecimentos de ambos o Presidente da Câmara Municipal de Sobral, Vicente de Paulo Albuquerque (Paulão – PDT) deu por encerrada a Audiência Pública.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content