A compra da vacina virou piada

Compartilhe

Você já ouviu aquela da vacina? Virou mesmo piada a ideia fixa de Camilo Santana de comprar sua própria vacina. Com o desperdício de nosso dinheiro, claro. Desde que a Sputnik foi para o espaço, o governador cearense tenta um novo imunizante. E foi logo atrás do menos eficaz, coronavac. Comprou 3 milhões de doses por cerca de R$ 180 milhões.

A vacina, cuja compra foi justificada para fazer frente aos possíveis atrasos da distribuição do Governo Federal, está bastante atrasada. O primeiro lote, previsto para chegar no dia 25 de agosto, foi adiado para o início de setembro. Mas foi mais uma vez postergado, agora para o fim do mês. Justificativa do adiamento: falta de agenda dos governadores Dória e Camilo.

Justificativa pífia da falta de agenda demonstra o real sentido da negociação: marketing político. Por falta de uma foto entre os governadores do Ceará e São Paulo, o envio foi adiado. Não creio na desculpa. Se verdadeira, é um absurdo. Basta enviar a vacina, faz o evento a posteriori, a fim de não atrasar a aplicação para combater a pandemia que já provocou tantas mortes.

Desde sempre, Dória reconheceu fazer uso político do Butantan, chegou a alardear eficácia perto dos 100%. No confronto expectativa/realidade, o fármaco chinês só alcançou um pouco mais de 50%. Em relação aos idosos, cai para 30% a eficácia. E ainda não está autorizada para imunizar jovens e adolescentes.

Quando e se chegar, a vacina de Camilo será aplicada no braço de quem? O Ceará já começou a vacinar os adolescentes. Gente de 13 anos já levou a picada, sinal de que já se vacinaram os grupos prioritários. Até hoje, o Estado recebeu mais de 11 milhões de doses e aplicou por volta de 9 milhões, restando estoque de cerca de 2,5 milhões.

Mais um tom irônico dessa negociação soou das palavras de Cabeto o então secretário da Saúde: “Nós estamos preparando a estrutura para vacinar todo mundo muito rápido”. Essa agilidade deve estar sendo guardada para quando a coronavac chegar. Ceará é o estado mais atrasado na vacinação, o percentual mais baixo na relação vacina recebida/aplicada.

Todos os estados estão com índice superior a 60%, menos o Ceará.

Desde que entrou setembro, o governador espera ver a boa nova andar no campo, como o sol de primavera, lembrando os versos de Beto Guedes: “Já choramos muito, muitos se perderam no caminho. Mesmo assim não custa inventar…”. E Camilo foi inventar de comprar vacina. Sem precisão.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content