Ministério da Saúde recomenda que vacinação em adolescentes, contra a Covid-19, seja suspensa
Com isso, a orientação da pasta é que não seja feita a vacinação deste público.
Nesta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde publicou uma nota informativa em que recomenda a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, contra a Covid-19.
Agora, a vacinação deve abranger somente três perfis: adolescentes com deficiência permanente, adolescentes com comorbidades e adolescentes que estejam privados de liberdade. O Ministério ressalta que os adolescentes sem comorbidades iriam formar o “último subgrupo elegível para vacinação e somente vigoraria a partir do dia 15 de setembro”.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que irá estudar se deve manter ou não a imunização de adolescentes entre 12 a 17 anos. A análise será feita com integrantes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que “crianças e adolescentes são menos propensos a ter complicações por causa da doença, e diz que a vacinação ampla deste público é “menos urgente” do que vacinar outros grupos, como pessoas mais velhas, com comorbidades e trabalhadores da saúde.