Complexo Santa Casa de Sobral promovem Semana da Segurança do Paciente

Compartilhe

Durante toda a semana o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Santa Casa de Sobral buscou conscientizar, por meio de uma dinâmica sobre as seis metas internacionais de Segurança do Paciente.

O Dia Mundial da Segurança do Paciente é celebrado nesta sexta-feira (17/09) e, para reforçar a importância da data, as unidades que compõem o Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral promoveram a Semana da Segurança do Paciente de 13 a 17 de setembro. Durante toda a semana o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Santa Casa de Sobral buscou conscientizar, por meio de uma dinâmica sobre as seis metas internacionais de Segurança do Paciente, os colaboradores dos serviços assistenciais sobre a importância da segurança e qualidade no atendimento ao paciente. Participaram também das atividades, colaboradores do Abrigo Sagrado Coração de Jesus e Clínica Dom Odelir.

Neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar a data foi “Cuidado materno e neonatal seguro”. Por isso, em parceria com a Residência Multiprofissional, o Núcleo também promoveu atividades com foco na Maternidade e no serviço de Neonatologia. Durante as ações, o comitê da Semana da Segurança do Paciente ressaltou a importância das notificações que permitem identificar falhas nos processos e correções pontuais, reduzindo, assim, os riscos ao paciente e promovendo a cultura de segurança.

“A notificação é a principal fonte de informação para a devida gestão de riscos e definição de barreiras e instrumentos destinados à prevenção de eventos semelhantes e minimização de riscos durante a prestação da assistência ao paciente em serviços de saúde”, pontuou a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa, Irislane Oliveira.

Cultura de Segurança

O Hospital do Coração de Sobral por meio do Núcleo de Segurança do Paciente também promoveu ações durante toda a semana. Em todas as reuniões matinais, coordenadores participaram de dinâmicas sobre as metas de segurança do paciente nas quais foram ressaltadas a importância do compartilhamento dessas ações com os colaboradores. Em parceria com a Residência Multiprofissional, o NSP realizou ações de educação permanente através de tecnologias educativas nos serviços assistenciais. Os serviços também receberam certificados e brindes por participação. Nesta sexta-feira (17/09), no Dia Mundial da Segurança do Paciente, os colaboradores foram recepcionados com blitze educativas nas duas unidades hospitalares.

Da Assessoria de comunicação da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content