Brasil supera Israel em vacinação
Brasil ultrapassa Israel no percentual da população vacinada. Em qualquer critério observado, o Brasil tem grandes números, fazendo com que o Programa Nacional de Imunização seja modelo para o mundo. Ao mesmo tempo, o Ceará figura como o estado mais atrasado na aplicação da segunda dose.
Com 70% da população vacinada com pelo menos uma dose, e 40% com imunização completa, o país acumula mais de 236 milhões de doses aplicadas. É o quarto no mundo, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos. No ranking de quem tomou pelo menos uma dose, o país é o terceiro mundo.
Já temos vacina em excesso no Brasil, que já iniciou a aplicar a terceira dose para quem tem mais de 60 anos. Tendo recebido 100 milhões de doses da Coronavac, o Ministério da Saúde informou que não tem interesse em 30 milhões de doses do Butantã. Faz sentido. O imunizante da Sinovac não serve para vacinar crianças e adolescentes, tampouco para terceira dose.
Para o reforço da vacinação, só serão utilizados os fármacos da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca. Se não serve para crianças e adolescentes, nem mesmo para reforço, não faz sentido a compra direta efetivada por Camilo Santana em contrato com Dória. Só serviu para tirar foto. E ainda fez pouco da nossa inteligência, ao dizer que, com as 300 mil doses da compra direta, vai dar para vacinar o Ceará todo.
Desde que assinou o contrato da compra direta, que previa a entrega de 3 milhões e baixou para 10% do publicado, o Ceará registra estoque diário de mais de 2 milhões de doses em estoque. E não para de chegar vacina enviada pelo governo federal. Camilo gastou nosso dinheiro à toa.