Aneel volta a autorizar corte de energia de consumidores de baixa renda por atraso no pagamento
A medida foi adotada em razão da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus e teria validade até junho, mas foi prorrogada até 30 de setembro.
A partir de agora, consumidores de baixa renda com a conta de luz em atraso vão ter o fornecimento de energia interrompido. O corte por inadimplência havia sido suspenso em abril pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para famílias cadastradas na tarifa social.
Nesse período, cerca de 12 milhões de residências tiveram o abastecimento de energia garantido, mesmo em caso de atraso no pagamento da conta. Para os demais consumidores, as regras para a interrupção do fornecimento permaneceram as mesmas.
A Aneel determina que quando há atraso no pagamento da conta luz, a distribuidora deve enviar um aviso para alertar sobre o risco de corte. A suspensão só poderá ocorrer 15 dias após o consumidor receber a notificação.
Tarifa Social: Enel oferece parcelamento de dívidas no Ceará
A partir desta sexta-feira (1º), a Enel Distribuição Ceará dá início a uma campanha de negociação de dívidas com condições especiais para famílias de baixa renda. Esta oportunidade é exclusiva para pessoas que estão inscritas no programa de Tarifa Social de Energia Elétrica.
A campanha de negociação das dívidas acontecerá durante todo o mês de outubro. Os clientes poderão parcelar os débitos com a Enel em até 13 vezes com isenção de encargos sobre atraso (Juros Mora, Multa e Correção Monetária), sendo uma entrada e 12 parcelas com somente 1% de juros do financiamento.
Para ter acesso a esta negociação com condições especiais, o cidadão precisa entrar em contato com a Central de Atendimento 0800 285 0196 ou comparecer a uma das lojas de atendimento da distribuidora.