YouTube anuncia remoção de vídeos com desinformações sobre vacinas
Regra já está valendo, mas levará tempo até que os sistemas terminem de aplicar as normas em toda a plataforma.
Vídeos com informações falsas sobre vacinas não serão mais permitidos no YouTube. A plataforma atualizou regras de uso e informou que vai deletar publicações que contenham desinformação relacionadas a todo tipo de imunizante – não mais apenas sobre os que protegem contra o coronavírus, que já vinham sendo apagados da plataforma, em razão de políticas de moderação relacionadas à pandemia.
Ou seja, agora, toda publicação que traga inverdades sobre vacinas com segurança a eficácia garantidas por autoridades locais de saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) será banida do YouTube.
A companhia explicou que serão removidos conteúdos que alegarem que imunizantes aprovados são perigosos, causam danos crônicos à saúde, não reduzem as chances de transmitir/contrair a doença ou que tragam desinformação sobre as substâncias contidas nas vacinas.
As regras já estão valendo, mas, segundo a companhia, “como qualquer atualização em larga escala, levará um tempo até que os sistemas terminem de aplicar as normas em toda a plataforma, incluindo vídeos antigos.”
De acordo com dados divulgados pelo próprio Youtube, desde outubro de 2020, foram removidos mais 130 mil vídeos que violaram as políticas sobre a vacina contra Covid-19. Esse total é apenas parte de mais de 1 milhão de publicações que foram barradas por conter informações perigosas sobre o coronavírus desde o início da pandemia.