Moradores de Canudos reivindicam água de qualidade
Canudos comunidade zona rural de Sobral.
Mauro dos Santos relatou que há mais de 14 anos a população de canudos, que fica na zona rural de Sobral, sofre com sérios problemas de falta d’água, e que o uso se torna impróprio para o consumo. O líder comunitário relatou que água não passa por nenhum tipo tratamento da parte da autarquia municipal de Sobral Saae.
A comunidade ficou na promessa de uma possível adutora que iria beneficiar todos da comunidade. O sonho de uma água tratada e de qualidade passou despercebido por parte do poder público municipal, e a verba até hoje não se sabe para onde foi.
Um dos representantes daquela povoação, o vereador Camilo Motos (PDT), por sinal um dos mais votados na localidade, segundo a população, não aparece pela comunidade para discutir os problemas sociais.
Nossa reportagem entrou em contato com o parlamentar. O mesmo não atendeu nossas ligações e também não foi localizado.
Atualmente a qualidade da água, ainda segundo os moradores, é impropria para consumo, pois o líquido apresenta um gosto forte de sal e que os hidrômetros chegam a entupir de areia.
“ Isso é uma falta de respeito por parte do Saae junto com a população, que continua pagando por uma água que não passa por nenhum tratamento”.
Relatou Sr. Sávio comerciante
Na localidade existe um poço que sobe para a caixa d’água e, de forma bruta, o líquido é distribuída nas torneiras dos usuários do sistema. A população até cogitou entrar com processo de danos morais contra a própria autarquia. Para beber uma água de qualidade a população chega a pegar água da sede e passam a comprar água mineral, pois quem tem uma condição melhor compra e os que não tem, a situação é fazer uso mesmo impróprio da água.
Mais uma vez o outro morador chamado Nilton relatou que água não serve nem mesmo para cozinhar, O comerciante que trabalhava com lava jato deixou de trabalhar com suas atividades por conta que a própria água não tem a condição nenhuma lavar um veículo.
Em contato com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto ( SAAE) a autarquia ressaltou que irá encaminhar um analista até a localidade para fazer o controle de qualidade da água em questão, estimulando prazo e laudos na conclusão da demanda. Enquanto isso, a população continua a pagar caro.